Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5167
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunoLameiraAntunes.pdf864,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Pedro Henrique Melo-
dc.contributor.authorAntunes, Bruno Lameira-
dc.identifier.citationANTUNES, Bruno Lameira. Desenvolvimento de uma escala de avaliação de atributos importantes para a escolha da instituição de ensino superior presencial no Distrito Federal. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.en
dc.description.abstractO número de Instituições de Ensino Superior particulares vem crescendo rapidamente, assim como o número de matrículas nos cursos de graduação. Nesse cenário cada vez mais competitivo torna-se essencial a utilização de ferramentas do marketing para maior conhecimento dos clientes. O presente trabalho buscou desenvolver escalas que identifiquem os fatores determinantes na escolha de Instituições de Ensino Superior por graduandos de cursos presenciais do Distrito Federal. É analisado o comportamento do consumidor com foco na escolha, na qual são avaliadas e comparadas as diversas alternativas de escolha. A pesquisa realizada é do tipo descritiva de dados primários obtidos através de questionários aplicados com 503 estudantes, tanto presencialmente quanto à distância. A amostra foi formada principalmente por alunos da Universidade de Brasília, aproximadamente 71%, sendo o restante alunos de instituições privadas. Para análise dos dados utilizou-se a ferramenta análise fatorial exploratória visando resumir as diversas variáveis de fatores sem perda significativa de informações. Os fatores influentes obtidos foram, em ordem de importância: Reputação e Endosso Social, Qualidade e Professores, Integração, Acesso e Comodidade, Mercado e Modernidade, ENADE, Financeiro e Facilidades e Auxílios. Ressalta-se que foi necessária, para o desenvolvimento da pesquisa, a flexibilização de critério, de forma não recomendada no referencial teórico, para obtenção dos resultados citados acima.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMarketingen
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciaen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadesen
dc.titleDesenvolvimento de uma escala de avaliação de atributos importantes para a escolha da instituição de ensino superior presencial no Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-05-24T10:50:51Z-
dc.date.available2013-05-24T10:50:51Z-
dc.date.issued2013-05-24T10:50:51Z-
dc.date.submitted2013-03-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5167-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons