Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NelsondosSantosLuz.pdf7,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico das transformações socioterritoriais no eixo da BR 319 (Manaus/AM – Porto Velho/RO)
Autor(es): Luz, Nelson dos Santos
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Rodovias - infraestrutura
Amazônia
Geopolítica
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 23-Mai-2013
Referência: LUZ, Nelson dos Santos. Diagnóstico das transformações socioterritoriais no eixo da BR 319 (Manaus/AM – Porto Velho/RO). 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos socioterritoriais advindos da (re)construção da BR 319, em todo o seu eixo, bem como identificar as medidas já implantadas ou em vias de implantação para diminuição dos mesmos. Além disso, verificar a importância da rodovia BR-319 no “desenvolvimento” socioterritorial da Amazônia, enquanto eixo de integração das capitais de Rondônia (Porto Velho) e do Amazonas (Manaus), cortando cidades no Estado do Amazonas e também a BR 230, na cidade de Humaitá-AM. Desse modo, buscou-se investigar as ações do Estado brasileiro com seus projetos “desenvolvimentistas” para a região amazônica ao sabor das conjunturas políticas pós 2ª Guerra Mundial até os dias atuais, sem envolver as populações locais nas discussões. A rodovia vem com a proposta de integrar as cidades ao longo do seu eixo com as outras do país numa política geoestratégica de aumento de governança e de criação de uma centralidade das cidades maiores (Manaus, São Paulo e Porto Velho) em relação às menores, circunvizinhas à rodovia. O estudo aponta que as cidades na Área de Limitação Administrativa Provisória (ALAP), têm na (re)construção da BR-319, um discurso de “desenvolvimento” imposto verticalmente pelo governo por heteronomia. O estudo comprovou, porém, que não é o que se pode ver nas cidades onde a infraestrutura já está implantada. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper has as goal to analyze socioterritorial impacts which came from the BR 319's (re)construction, along its axis, besides identifying measures already deployed or in the process of deploying to a decrease of those possible impacts. Furthermore, this paper aims to verify the importance of the highway BR-319 to the Amazônia's socioterritorial "development", as an integration axis for Rondônia's and Amazonas's capital cities (Porto Velho and Manaus), passing through some Amazonas's cities and also crossing the BR 230, by Humaitá-AM. Thereby, we sought to investigate the actions of the Brazilian State with their "developmentalist" projects for the Amazon region at the mercy of political conjunctures post World War 2 to the present day, without involving local people in discussions. The highway comes with a proposal to integrate the cities along its axis with the others all over the country by a geostrategic policy of increasing governance and creation of major centrality for the main cities (Manaus, São Paulo and Porto Velho) in relation to the minor cities surrounding the highway. The study shows that the cities in the Administrative Limitation Provisory Area (ALAP) have upon the (re)construction of the BR-319, a discourse of "development" imposed vertically by the government trough heteronomy. The study showed, however, that is not what can be seen in cities where infrastructure is already deployed.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons