Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EverdaSilvaPereiraDourado.pdf4,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico ambiental da vereda do Córrego Passagem, município de Posse-GO
Autor(es): Dourado, Ever da Silva Pereira
Orientador(es): Nascimento, Roselir de Oliveira
Assunto: Degradação ambiental
Impacto ambiental
Solos - erosão
Data de apresentação: 29-Abr-2013
Data de publicação: 23-Mai-2013
Referência: DOURADO, Ever da Silva Pereira. Diagnóstico ambiental da vereda do Córrego Passagem, município de Posse-GO. 2013. xii, 77 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Posse-GO, 2013.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi fazer um diagnóstico ambiental para avaliar os impactos gerados, em decorrência de implantação de loteamento, próximo a uma área de Vereda no município de Posse – GO. Procurou-se ainda, investigar processos erosivos na Serra das Araras, buscando apontar as possíveis consequências destes processos para a preservação da Vereda. Procurando caracterizar o material pedológico do ambiente de formação da Vereda, foi feito coleta de solo inconsolidado, em corte na estrada, dentro da Vereda. A fim de caracterizar os impactos do loteamento sobre a Vereda foi realizado trabalho de campo para verificação dos processos erosivos que foram registrados em fotografias e serão apresentadas no desenvolvimento deste trabalho. Para verificar o processo de assoreamento, em função de processos erosivos na Serra das Araras, foi feito uma perfuração na borda esquerda da Vereda (P1), onde se pode verificar e registrar, em fotografias, o processo de assoreamento. A construção de um lago, no leito do Córrego Passagem originado na Vereda e a abertura de uma nova estrada ligando o loteamento á cidade - GO-446 á Av. JK – que corta a Vereda, configura-se em mais uma interferência antrópica prejudicial á preservação ambiental da área, em particular, da Vereda em estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons