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Título: O uso do livro didático na pratica pedagógica em Ciência da Natureza e Matemática no ensino médio
Autor(es): Castro, Elza Gonçalves de
Orientador(es): Wolff, Eliete Ávila
Assunto: Educação do campo
Livros didáticos
Professores - formação
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 23-Mai-2013
Referência: CASTRO, Elza Gonçalves de. O uso do livro didático na pratica pedagógica em Ciência da Natureza e Matemática no ensino médio. 2013. 66 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar pesquisa feita no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia sobre o uso do livro didático por professores\as desta escola. Para tanto, relato o surgimento de meu interesse por este tema, o olhar desenvolvimento de um crítico sobre minha prática e vivências enquanto professora do Ensino Básico de escola pública, a partir das experiências adquiridas enquanto acadêmica da Licenciatura em Educação do Campo. A licenciatura trabalha com metodologias de ensino inovadoras, que estimulam a participação dos estudantes, assim como estabelecem relação com as realidades específicas de cada comunidade. A pesquisa foi feita através de observações realizadas desde o início do curso, com anotações no diário de bordo durante a inserção orientada na escola (IOE). Foram entrevistados professores da escola e professores/estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. Encontramos que existem diferenças de uso do livro didático entre professores da escola, que não têm formação em Educação do Campo, e os estudantes da LEdoC. Em geral, os primeiros se apoiam no livro de maneira mais sistemática e usa poucas alternativas pedagógicas para ensinar. Enquanto que aqueles que estão se formando pela UnB, conseguem visualizar e praticar uma variedade de práticas pedagógica para além do apoio do livro didático, que para eles, é apenas uma das ferramentas, não a única. Este trabalho visa contribuir para a compreensão de como podem ser melhoradas as práticas de ensino e aprendizagem com o uso do livro didático. ____________________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo tiene como objetivo presentar la investigación realizada en el Acuerdo Estatal Virgilândia Colegio en el uso de libros de texto por los profesores \ para esta escuela. Por lo tanto, informar el nacimiento de mi interés en este tema, el desarrollo de una mirada crítica sobre mi práctica y experiencia como profesor de educación básica en las escuelas públicas, a partir de las experiencias obtenidas en el grado académico en el campo de la Educación. A trabaja posgrado con metodologías de enseñanza innovadoras que promueven la participación de los estudiantes, así como establecer relaciones con las realidades específicas de cada comunidad. La investigación se realizó a través de observaciones realizadas desde el inicio del curso, con notas en el cuaderno diario de pesca durante la inserción orientado a la escuela (OIE). Entrevistamos a los profesores y maestros de escuela / estudiantes de la Licenciatura en Campo de la Educación. Se encontró que las diferencias en el uso de libros de texto entre los maestros de las escuelas que no tienen formación en Educación Rural, y los estudiantes de LEdoC. En general, se basan en el primer libro de un uso alternativo más sistemática y pedagógica para la enseñanza de unos pocos. Mientras que los que se están formando por UNB, puede ver y practicar una variedad de prácticas pedagógicas, además de la ayuda del libro de texto, que para ellos, es sólo una herramienta, no el único. Este trabajo pretende contribuir a la comprensión de cómo se pueden mejorar las prácticas de enseñanza y aprendizaje con el uso del libro de texto. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to present research done in the State College Settlement Virgilândia on the use of textbooks by teacher‘s \ to this school. Therefore, reporting the birth of my interest in this topic, the development of a critical gaze on my practice and experience as a teacher of basic education in public schools, from the experiences gained while academic degree in the field of Education. A graduate works with innovative teaching methodologies that encourage student participation, as well as establish relationship with the specific realities of each community. The research was done through observations made since the beginning of the course, with notes in the logbook during insertion oriented school (IOE). We interviewed teachers and school teachers / students of Bachelor in Education Field. We found that differences in use of textbooks among school teachers who have no training in Rural Education, and students of LEdoC. In general, rely on the first book in a more systematic and pedagogical few alternative uses for teaching. While those who are forming by UNB, can view and practice a variety of pedagogical practices in addition to the support of the textbook, which for them, is just one tool, not the only one. This work aims to contribute to the understanding of how they can be improved teaching practices and learning with the use of the text book.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
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