Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndreiaRodriguesdeAraujoCirineu.pdf717,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino da geografia por meio da utilização de croquis
Autor(es): Cirineu, Andréia Rodrigues de Araújo
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Cartografia
Geografia (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 15-Dez-2012
Data de publicação: 23-Mai-2013
Referência: CIRINEU, Andréia Rodrigues de Araújo. O ensino da geografia por meio da utilização de croquis. 2012. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Posse-GO, 2012.
Resumo: O presente trabalho trata das práticas pedagógicas adotadas no Ensino Fundamental tendo como proposta estimular os alunos por meio da adoção de uma metodologia mais dinâmica e qualitativa. O trabalho com croquis engloba os objetivos propostos nesse estudo, resultando na melhoria do conhecimento cartográfico por meio de atividades práticas que proporcionam o envolvimento do aluno com o conteúdo estudado. A construção de croquis também promove uma melhor noção de espaço, desenvolvendo também uma relação mais instigadora entre o sujeito aluno e o meio ao qual está inserido. É importante considerar que o domínio espacial é, em sua maior parte, uma habilidade desenvolvida na escola, o que enfatiza a necessidade de se adotar uma prática pedagógica que facilite a apreensão dessa aprendizagem. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the pedagogical practices adopted in elementary school in order to draw students' attention to a more dynamic and qualitative geography. Working with sketches is a methodology that encompasses the objectives proposed in this study, which is the cartographic development through various activities that lead us to this purpose, starting from three basic points are:The construction sketches and notions of space for the child through a psychosocial process in which she elaborates spatial concepts through their action and interaction among them, along their development psicobiossocial.The importance of spatial learning in the sociocultural context of modern society, as a necessary tool to people's lives, because it requires a certain mastery of concepts and references for spatial displacement and ambiance, and more than that, so that people have a vision conscious and critical of their social spacePreparation for this space field is largely developed in school as well as the mastery of written language, mathematical reasoning and scientific thought, and the development of artistic skills and education body.In this sense, seek referrals for appropriate methodological teaching geography through the sketches. Tomo as the theoretical studies by several authors have investigated this issue.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Graduação em Geografia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons