Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RonaldoMachadoRezende.pdf282,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação física na prevenção ao bullyng no 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Povoado Mato Seco - Goiás
Autor(es): Rezende, Ronaldo Machado
Orientador(es): Sampaio, Caroline Bonesso
Assunto: Violência na escola
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 17-Mai-2013
Referência: REZENDE, Ronaldo Machado. A educação física na prevenção ao bullyng no 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Povoado Mato Seco - Goiás. 2012. [69] f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2012.
Resumo: O bullying é uma manifestação de intolerância e violência que vem tomando grandes proporções dentro do ambiente escolar e causando consequências desastrosas às suas vítimas. Neste sentido, considerando que as aulas de Educação Física podem desencadear situações de agressão, características do referido fenômeno em virtude de suas especificidades, assim como pode também abordar a temática através de seus próprios conteúdos como forma de informar e conscientizar. O objetivo do presente trabalho é discutir a contribuição da Educação Física na prevenção e combate ao bullying no 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Mato Seco – GO. A Metodologia utilizada fundamentou-se na pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo, com fundamento na pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e dois questionários, compostos por questões abertas e fechadas, aplicados a 7 (sete) professores do 6º ano do Ensino Fundamental e a 12 (doze) pais de alunos desta mesma série. Os resultados da pesquisa foram apresentados através de tabelas e gráficos. Desta forma, foi possível concluir que os valores trabalhados dentro das atividades propostas pela Educação Física, bem como a conscientização por parte dos pais, são de grande relevância para a prevenção e o combate ao bullying dentro do ambiente escolar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons