Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5132
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EdnaSenhoraTeixeira.pdf603,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias voltadas para a educação do XXI : um enfoque na qualidade educacional no ensino de geografia na Escola Estadual Manoel Lelis em Damianópolis-GO
Autor(es): Teixeira, Edna Senhora
Orientador(es): Sales, Marli
Assunto: Tecnologia na educação
Geografia (Ensino fundamental)
Qualidade (Educação)
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: TEIXEIRA, Edna Senhora. Tecnologias voltadas para a educação do XXI: um enfoque na qualidade educacional no ensino de geografia na Escola Estadual Manoel Lelis em Damianópolis-GO. 2013. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse estudo analisa o campo do ensino da disciplina de Geografia e as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos docentes como recursos no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental II. Objetivou assim, verificar como os professores do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano utilizam os recursos tecnológicos disponíveis para tornar a aprendizagem em Geografia significativa. Nesse sentido, será possível perceber o quanto essas ferramentas estão presentes na vida dos alunos, sua importância, quando há a junção desses recursos, e a prática pedagógica do professor. A partir deste pressuposto, essa pesquisa contempla as seguintes questões: se a escola realmente dispõe de recursos tecnológicos; se esses recursos podem favorecer a qualidade na educação; se os professores possuem conhecimento sobre as potencialidades e sobre os recursos que lhe são disponibilizados para uso e capacitação; se o docente faz uso das mesmas interligando-as a sua rotina da sala de aula e para seu uso potencial dos recursos e; a relação entre as TIC’s aos currículos. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa sendo utilizado a metodologia estudo de caso. O universo pesquisado foram os professores da Escola Estadual Manoel Lélis, na cidade de Damianópolis, Goiás. Os resultados obtidos atestam que maioria dos professores não utiliza os recursos tecnológicos disponíveis, para a busca da aprendizagem significativa e de qualidade, tendo em vista, a falta de aperfeiçoamento para manuseio e ensino.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons