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Título: A importância do trabalho em campo nas aulas de geografia I e II : práticas e reflexões
Autor(es): Nascimento, Adriano Ferreira do
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Prática de ensino - geografia
Data de apresentação: 15-Dez-2012
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: NASCIMENTO, Adriano Ferreira do. A importância do trabalho em campo nas aulas de geografia I e II: práticas e reflexões. 2012. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: A pedagogia atual tem falado muito a respeito de se fazer uma aula de qualidade em que o conhecimento do aluno deve ser levado em consideração. Não são poucas as críticas ao conhecimento decorado, bem como as aulas expositivas que marcou a história do conhecimento humano em ambiente escolar. Este trabalho aborda um tema muito importante para o entendimento da construção do conhecimento – o trabalho de campo. A prática do trabalho de campo é considerada pela pedagogia moderna como algo essencial na construção do conceito humano, pois este contribui para o aprendizado sólido e duradouro de inúmeros conceitos que o educando irá adquirir ao longo de sua trajetória escolar. Portanto o presente documento pretende mostrar que a prática do trabalho de campo é um instrumento imprescindível para a solidificação de conceitos e facilidade no aprendizado de conteúdos estudados. Outro ponto que é discutido neste trabalho é justamente o déficit do trabalho em campo nas escolas da rede pública, para conhecer um pouco mais os percalços que professores e alunos enfrentam foram realizados várias pesquisas com docentes e discentes a respeito da importância da prática do trabalho de campo bem como da falta que este faz ao estudante. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current pedagogy has talked a lot about making a quality class in which the student's knowledge must be taken into consideration. There is little critical knowledge decorated, as well as lectures that marked the history of human knowledge in the school environment. This paper addresses a very important issue for the understanding of knowledge construction - field work. The practice of field work is considered by modern pedagogy as essential in building the human concept, as this contributes to the learning of many solid and enduring concepts that the student will acquire throughout their school career. Therefore this paper aims to show that the practice of fieldwork is an essential tool for the solidification of concepts and ease in learning contents studied. Another point that is discussed in this paper is just the deficit of field work in public schools, to learn a little more mishaps that teachers and students face several studies were conducted with teachers and students about the importance of the practical work field as well as the lack that makes the student.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Departamento de Geografia. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância, 2012.
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