Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5104
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MireilleMathieudeAndradeLuz.pdf504,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A migração nordestina no município de Itaberaí e no ensino da geografia
Autor(es): Luz, Mireille Mathieu de Andrade
Orientador(es): Gurgel, Helen da Costa
Assunto: Migração
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: LUZ, Mireille Mathieu de Andrade. A migração nordestina no município de Itaberaí e no ensino da geografia. 2013. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2013.
Resumo: O presente estudo discorrerá sobre a migração nordestina no estudo de geografia na cidade de Itaberaí. A migração de nordestinos para outras regiões do Brasil é algo muito comum e frequente. Verificar como essa questão pode ser abordada no ensino de geografia, pois o município de Itaberaí-GO recebe grande contingente de pessoas oriundas do nordeste para trabalharem na cidade. Dentre as múltiplas problematizações que a pesquisa traz à tona, destacamos as redes sociais como um instrumento mobilizador do migrante. Quanto ao ensino da Geografia é de grande importância pensar sobre a geografia a ser trabalhada em sala de aula e se a mesma influencia na formação do aluno tornando o um cidadão mais consciente, perante as modificações constantes no espaço urbano. Assim sendo, por meio do ensino de geografia pode-se trabalhar sobre a migração com os alunos, pois assim eles podem adquirir experiência durante uma aula sobre esse tema. Ao trabalhar esse tema em sala de aula é fundamental explicar a diferença de emigrante e imigrante. E os próprios alunos serão usados para o embasamento desse conhecimento. O primeiro consiste no indivíduo que sai de seu lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante, por sua vez, é aquele que entra em um determinado lugar para nele viver. Assim sendo, a migração a ser discutido será a nordestina que se instalou no município de Itaberaí – Goiás.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Departamento de Geografia, 2013. Licenciatura em Geografia a distância.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons