Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5101
Título: | A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais |
Autor(es): | Ramos, Marta Gonçalves da Silva |
Orientador(es): | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues |
Assunto: | Geografia (Ensino fundamental) Ensino - meios auxiliares Prática de ensino |
Data de apresentação: | 15-Dez-2012 |
Data de publicação: | 16-Mai-2013 |
Referência: | RAMOS, Marta Gonçalves da Silva. A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais. 2012. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este estudo propôs como tema a importância dos recursos didáticos para o ensino da Geografia no ensino fundamental das séries finais. O intuito da pesquisa além de abordar a importância dos recursos didáticos, através da pesquisa de campo analisou a utilização desses recursos pelos professores das séries finais da Instituição Pública de Ensino. Para desenvolvimento do estudo inicialmente foi realizada a revisão bibliográfica para descrever as teorias que abordassem as metodologias e a utilização dos recursos didáticos para o ensino da Geografia para compreensão dos caminhos que levam a qualidade de ensino desta Ciência. Na pesquisa de campo realizada no Centro Educacional 416 de Santa Maria/DF foi aplicado um questionário a três professores das séries finais e, as suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade e a utilização dos recursos didáticos em suas aulas, o que serviu para a análise e orientação para o ensino da Geografia e um melhor conhecimento do pensamento dos profissionais da Educação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study proposed the theme of the importance of teaching resources for the teaching of geography in elementary school finals series. The purpose of the research and to discuss the importance of teaching resources, through field research examined the use of these resources by the teachers of the final series of the Institution of Public Education. To develop the study was initially conducted the literature review to describe the theories and methodologies that addressed the use of educational resources for the teaching of geography for understanding the pathways that lead to quality teaching of Science. In field research conducted in the Educational Center of Santa Maria 416 / DF a questionnaire was given to three teachers in the upper grades, and their responses brought placements on relevant complexity and resource use textbooks in their classes, which served for analysis and guidance for the teaching of geography and a better understanding of the thinking of education professionals. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons