Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElianeAraujoLeite.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSteinke, Valdir Adilson-
dc.contributor.authorLeite, Eliane Araujo-
dc.identifier.citationLEITE, Eliane Araujo. O ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Departamento de Geografia, Licenciatura em Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.en
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa busca compreender e analisar as metodologias e o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem como fundamentação teórica autores que abordam diferentes estratégias de ensino/aprendizagem num mundo mais contextualizado e permeado pelas novas tecnologias, as quais ultra-passam o livro didático. Faz parte do desenvolvimento desse trabalho uma pesquisa realizada com 6 (seis) professores das séries iniciais da rede pública estadual e também com 6 (seis) professores da rede pública municipal. O ato de ensinar Geo-grafia nos coloca diante de duas discussões fundamentais: a primeira refere-se à relação ensino-aprendizagem enquanto tal; e a segunda diz respeito à própria Geo-grafia, fonte de objeto de uma gama muito particular de discussões principalmente no que se refere aos seus pressupostos metodológicos. Para compreender a reali-dade de maneira significativa, o ensino de Geografia é um instrumento transforma-dor, derrubando estigmas associados as aulas tradicionais, puramente memoriza-das. É necessário salientar a importância do professor trabalhar com novas metodo-logias de ensino dentro de suas aulas, não elegendo assim, o livro didático como sendo o único a ser adotado como principal recurso para a aprendizagem no desen-volvimento cognitivo dos alunos. A importância deste trabalho é analisar e refletir sobre como desenvolver no aluno a construção do conhecimento, tendo como fer-ramenta as metodologias de ensino.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGeografia (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleO ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-15T14:52:29Z-
dc.date.available2013-05-15T14:52:29Z-
dc.date.issued2013-05-15T14:52:29Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5083-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons