Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Manyari, Waleska Valença | - |
dc.contributor.author | Nunes, Iêda Daniel | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Iêda Daniel. Recursos da internet no ensino da cartografia. 2013. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Goiás-GO, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Graduação em Geografia a Distância, 2013. | en |
dc.description.abstract | Trabalhar a cartografia na escola é muito importante, pois o conhecimento adquirido na escola propicia a aquisição das bases relacionadas ao conhecimento e deciframento do espaço habitado, bem como a locomoção nesse espaço. A cartografia se mostra muito importante para conhecermos o espaço em que habitamos e nos locomovermos. Assim, é importante trabalhar a cartografia de forma prazerosa e de fácil entendimento para o aluno. A utilização de laboratórios de informática e o ensino utilizando o Google Earth devem estar presentes no ensino aprendizado da cartografia, tendo em vista que vivemos em tempos de desenvolvimento e evolução tecnológica e a informática contribui de maneira significativa para melhor visualização e fixação do conhecimento proposto. As aulas com o Google Earth podem ser utilizadas, por exemplo, para o desenvolvimento de atividades que trataram sobre orientação espacial. Apesar das noções de orientação e localização serem sempre exigidas em nosso viver diário, se faz necessário o hábito de associá-las às direções geográficas. A necessidade de deslocamento com segurança sobre a superfície terrestre, seja pelos mares ou pelos continentes, fez o homem desenvolver, desde os tempos passados, um sistema de coordenadas geográficas que continua sendo utilizado nos dias atuais na navegação aérea e marítima com o uso de instrumentos sofisticados. O mundo está evoluindo e a todo instante estamos recebemos uma infinidade de informações que não param de chegar. Quando pensamos que estamos dominando determinada tecnologia, esta já está ultrapassada. No século XXI, aquele que não souber utilizar um computador, acessar a internet, será considerado "analfabeto do futuro", e a falta desse tipo de conhecimento, certamente contribuirá para exclusão social. Por essa razão, quanto mais cedo os alunos tiverem acesso aos recursos tecnológicos, mais preparados estarão para acompanhar os avanços tecnológicos do século XXI. Usar recursos tecnológicos para repassar o conhecimento da cartografia, se mostra muito eficaz, tendo em vista que o educando estará se envolvendo com o lúdico e desenvolvendo formas de compreensão e entendimento relacionado ao conhecimento das representações cartográficas, contribuindo assim para a fixação do conhecimento. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Cartography work in school is very important because the knowledge acquired in school promotes the acquisition of knowledge bases and related to deciphering the living space as well as locomotion in this space. The mapping proves very important to know the space we inhabit and we move in this space. Thus the importance of the mapping work so enjoyable and easy to understand for students. The use of computer labs and teaching using Google Earth must be present in the teaching learning cartography, considering that we live in a time of technological change and development and information technology contributes significantly for better viewing and setting the proposed knowledge. Lessons with Google Earth can be used primarily for the development of activities that dealt about spatial orientation. Although the notions of orientation and location are always required in our daily lives, it is necessary in the habit of associating them to the geographical directions. The need to travel safely on the surface, either by sea or across continents, made man develop since the days passed, by observation of the heavenly bodies, a geographic coordinate system that is still used today in aerial navigation and sea using sophisticated instruments. The world is evolving all the time and we received a plethora of information that keep coming in, when we think we are dominating particular technology, it is already outdated. In the XXI century, not one that can use a computer, access the internet, will be considered "illiterate of the future", and the lack of such knowledge, will certainly contribute to social exclusion. Therefore, the sooner students have access to technology resources, will be more prepared to follow the technological advances of the twenty-first century. Use technology to pass on the knowledge of cartography, proves very effective, given that the student is engaging with the playful and developing ways of understanding related to knowledge and understanding of cartographic representations, thus contributing to the establishment of knowledge. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Internet na educação | en |
dc.subject.keyword | Cartografia | en |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | en |
dc.title | Recursos da internet no ensino da cartografia | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T12:03:21Z | - |
dc.date.available | 2013-05-09T12:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-09T12:03:21Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5052 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Geografia
|