Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JosimardoCarmoAlmeida.pdf283,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de geografia no ensino fundamental do Lyceu de Goyaz da Cidade de Goiás
Autor(es): Almeida, Josimar do Carmo
Orientador(es): Granemann, Gladis Lúcia Maddalozzo
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Currículo escolar
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 9-Mai-2013
Referência: ALMEIDA, Josimar do Carmo. O ensino de geografia no ensino fundamental do Lyceu de Goyaz da Cidade de Goiás. 2012. 47 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2012.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetiva analisar o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do Lyceu de Goyaz, na cidade de Goiás – GO. O estudo da Geografia permite com que o aluno reforce conceitos como espaço, paisagem, lugar e território e a compreensão de que o acesso e a inclusão de todos nós no mundo em que vivemos perpassam por questões políticas, sociais, econômicas, dentre outros, que determinam a atuação do homem no campo das políticas públicas sociais em cada contexto histórico. Foi feito também todo um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, sua filosofia de trabalho, conhecendo-se a integração dos professores e a preocupação da escola de desenvolver um ensino de qualidade enfatizando bastante o campo das relações humanas e sociais. O presente trabalho tem por objetivo, pois, observar o ensino da referida disciplina no colégio em questão, discutindo de que forma tal ensino ajuda o alunado a ver de modo analítico o mundo em que vive. A metodologia do estudo envolveu uma pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas e revisão de literatura. Da análise, pôde-se perceber que os professores de Geografia da Unidade escolar procuram fazer um trabalho contextualizado, em consonância com os PCNs e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, fazendo com que a escola se destaque pela excelência no ensino. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This is a qualitative study that aims to analyze the teaching of Geography in elementary school in the Lyceu de Goyaz in the city of Goiás - GO. The study of Geography enables the student to reinforce concepts like space, landscape, place and territory and the understanding that access and inclusion of all of us in the world we live in by permeate political, social, and economic, among others that determine the role of man in the field of social policies in each historical context. It was also all done a study on the Political Pedagogical Project of the school, its philosophy of work, knowing the integration of the school teachers and the concern of developing quality education emphasizing rather the field of human and social relations. This paper aims; therefore, to observe the teaching of this discipline in the college in question, discussing how such teaching helps the pupils to see analytically the world in which he lives. The methodology of the study involved a qualitative research with interviews and literature review. From the analysis, it could be seen that teachers of Geography Unit School looking to do work in perspective, in line with the PCNs and the Laws of Guidelines and Bases of National Education, making the school stands for excellence in teaching.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Departamento de Geografia, Curso de Licenciatura à Distância em Geografia, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons