Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5035
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RobertoSobrinhodaSilva_MarioMatosCamargoFilho.pdf3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de informação gerencial para o Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Silva, Roberto Sobrinho da
Camargo Filho, Mario Matos
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Sistemas de informações gerenciais
Ensino superior - pesquisa
Gestão da informação
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 7-Mai-2013
Referência: SILVA, Roberto Sobrinho da; CAMARGO FILHO, Mario Matos. Sistema de informação gerencial para o Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília (UnB). 2013. viii, 93 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A implementação do Sistema de Informação Gerencial para o Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília (UnB) demanda uma abordagem diferente para o desenvolvimento de um sistema de Banco de Dados que rode em um servidor Web. A Inteligência de Negócios é um conceito fundamental para o desenvolvimento de um Armazém de Dados, pois determina que deve-se buscar a melhor solução possível para uma certo tipo de problema. Por meio da modelagem multidimensional, pode-se implementar um Armazém de Dados que garanta buscas com boa qualidade. Através de uma Ferramenta que interpreta Processos Analíticos Online, podem ser construídos vários objetos (relatórios, gráficos, tabelas) importantes para uma análise robusta destes dados. A Plataforma Pentaho é formada pelas ferramentas necessárias para a construção de um sistema de Armazém de Dados, dando suporte a implementação de todas as etapas necessárias como a construção do modelo multidimensional, o processo de extração, transformação e carga, a criação de cubos analíticos e geração de relatórios Ad-Hoc.
Abstract: The Implementation of Management Information System for the Scientific Initiation Program at University of Brasilia (UnB) demands a different approach to the development of a database system that runs on a Web server. The Business Intelligence is a fundamental concept to the development of a Data Warehouse because it determines the necessity of finding the best possible solution for a certain type of problem. Through multi- dimensional modeling is implemented a Data Warehouse that guarantees querys with good quality. Through a Online Process Analytical Tool, can be built multiple objects (reports, graphs, tables) that is important for a robust analysis of a data. The Pentaho Platform is formed by the necessary tools for the construction of a data warehouse system, supporting the implementation of all the steps required to build the multidimensional model, implementation extraction, transformation and loading process, creation of analytical cubes and generation of Web Ad-Hoc Query Reports.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons