Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5030
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarmemLuciaAraujodeSousa.pdf751,84 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima, Gildéte Rainha de-
dc.contributor.authorSousa, Carmem Lúcia Araújo de-
dc.identifier.citationSOUSA, Carmem Lúcia Araújo de. As contribuições da educação física no desenvolvimento psicomotor de crianças de 6 e 7 anos na aprendizagem da leitura e da escrita na Escola Municipal Professora Ediva Maria de Paiva Viana, Formosa-GO. 2012. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso Pro–Licenciatura, Faculdade de Educação Física, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractDurante o processo de aprendizagem utiliza-se frequentemente os elementos básicos da psicomotricidade, estes se apresentam em qualquer movimento, nos menores gestos, é fundamental e necessário para o desenvolvimento global e constante da criança. Esta pesquisa foi realizada com crianças de 6 e7 anos cursando o 1º e/ou 2º ano do Ensino Fundamental, objetivando evidenciar a educação psicomotora como educação de base nos anos escolares iniciais e a importância do professor de Educação Física atuando junto ao professor Pedagogo para atender a prioridade das crianças nessa fase etária e escolar que é ter uma percepção adequada de si mesma, o desenvolvimento do esquema corporal, da lateralidade, estruturação espacial, orientação corporal e pré-escrita que são elementos fundamentais na aprendizagem, evitando possíveis falhas no desenvolvimento motor e consequentemente na aquisição da linguagem escrita e verbal, bem como proporcionar conhecimento em ralação ao desenvolvimento cognitivo e motor das crianças na faixa etária em questão e assim propor novas abordagens metodológicas possíveis de sanar problemas com as crianças na sala de aula, que dificultam ou impede que estas ampliem o saber, o fazer e o aprender.Em suma, os resultados dessa pesquisa contribuirão de forma positiva para a reformulação inovadora, planejamento, aplicação e monitoramento na prática de atividades com foco na ação física para a aquisição de maior mobilidade, exploração do meio ambiente e oferecer à criança a oportunidade de experimentar o corpo não só para o seu domínio, mas, na construção da sua autonomia. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractDuring the learning process is used often the basic elements of psychomotor, these come in any movement, the smallest gestures, it is essential and necessary to the overall development of the child and constant. This research was conducted with children of 6 and 7 years attending the 1st and / or 2nd year of elementary school, aiming to demonstrate the psychomotor education and basic education in the school years early and the importance of physical education teacher working with the Teacher Educator to meet priority of Preschoolers and school age it is to have an adequate perception of itself, the development of body scheme, laterality, spatial structure, body orientation and pre-writing that are essential elements in learning to avoid possible failures in motor development and consequently the acquisition of written language and verbal as well as providing expertise in the grating cognitive and motor development of children in the age group in question and to propose new methodological approaches to remedy possible problems with the children in the classroom, that hinder or prevent extend these knowing, doing and learning. In summary, the results of this research will contribute positively to the innovative redesign, planning, implementation and monitoring in the practice of focusing on physical action for the acquisition of greater mobility, exploitation of the environment and offer the child the opportunity to experience the body not only for your domain, but the construction of their autonomy.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação física para criançasen
dc.subject.keywordCapacidade motora nas criançasen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.titleAs contribuições da educação física no desenvolvimento psicomotor de crianças de 6 e 7 anos na aprendizagem da leitura e da escrita na Escola Municipal Professora Ediva Maria de Paiva Viana, Formosa-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-07T12:04:53Z-
dc.date.available2013-05-07T12:04:53Z-
dc.date.issued2013-05-07T12:04:53Z-
dc.date.submitted2012-07-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5030-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons