Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SergioNunesDias.pdf904,29 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSenna, Marcus Tulius de Paula-
dc.contributor.authorDias, Sérgio Nunes-
dc.identifier.citationDIAS, Sérgio Nunes. A prática pedagógica do jogo de xadrez no Centro Educacional 07 do Gama. 2012. ix, 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Educação Física, Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractOs Jogos e recreações são atividades que estão se tornando fundamental na educação básica. Este trabalho de pesquisa evidencia que suas práticas pedagógicas são eixos integradores no currículo escolar. O jogo de xadrez vai além de ser um entretimento interessante; tem uma história milenar, ocupando várias valências cognitivas, bem como também a sociabilização dos que praticam. Todos os benefícios apresentados pelo xadrez são mais que suficientes para que o conhecimento seja instruído e confrontante na educação. Este trabalho de pesquisa, que foi de campo e bibliográfico, essencialmente quantitativo e qualitativo, teve como ferramenta metodológica um questionário bem estruturado, sobre analise do professor de Educação Física a respeito desse jogo, como técnica de ensino moderno. De acordo com a pesquisa e na busca de respostas concretas sobre a influência do xadrez, não existe uma anuência plena entre os entrevistados, de que sua instrução seja imprescindível na educação. Para uma parte, a instrução e a implantação no Centro Educacional 07 do Gama - DF, não teria uma ação adjacente, podendo ser interessante a médio ou longo prazo, pois o impacto pedagógico não seria de imediato; sendo que o melhor caminho para disseminá-lo, não apenas na Educação Física, mas em projetos desenvolvidos na escola, como a integral e os específicos, onde os alunos poderiam ter um amplo interesse. Para outros, como é uma atividade pedagógica dentro do processo de ensino e aprendizagem, poderia ser incluído nas Partes Diversificadas que são oferecidas durante o período letivo. E finalmente para uns poucos, “como não se trata de um esporte” e não teriam interesse da instrução em suas práticas e nem ao menos a ideia de inseri-lo, mas somente na OLIMGAMA. Concluímos que mesmo diante dos estudos e fatores que justificam a instrução e implantação do xadrez, os professores e alunos tenham essa opção de escolha, pois sempre há espaço para novos conhecimentos; sendo que no evento do nosso trabalho monográfico, o xadrez possa exercer sua importância na educação básica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordXadrezen
dc.subject.keywordJogos de tabuleiroen
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação físicaen
dc.titleA prática pedagógica do jogo de xadrez no Centro Educacional 07 do Gamaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-07T11:59:15Z-
dc.date.available2013-05-07T11:59:15Z-
dc.date.issued2013-05-07T11:59:15Z-
dc.date.submitted2012-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5029-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons