Título: | Comunicação, moda e memória : a roupa de brechó como parte do processo de construção da narrativa do indivíduo |
Autor(es): | Dutra, Lucas de Menezes Miranda, Victor Fernandes Duarte |
Orientador(es): | Oliveira, Selma Regina Nunes |
Assunto: | Moda e comunicação Memória Simbolismo |
Data de apresentação: | 5-Mar-2013 |
Data de publicação: | 3-Mai-2013 |
Referência: | DUTRA, Lucas de Menezes; MIRANDA, Victor Fernandes Duarte. Comunicação, moda e memória: a roupa de brechó como parte do processo de construção da narrativa do indivíduo. 2013. 131 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O mercado de roupas usadas está em um momento de crescimento. Os brechós se tornaram lugares que, além de reunir roupas e acessórios antigos, são tidos como referência de estilo e linguagem. A partir
desse cenário, esse trabalho se propõe relacionar a memória da roupa usada e o ser humano, gerando, assim, narrativas individuais. Além disso, aplicando os conceitos aferidos das pesquisas bibliográficas, foi criado um catálogo conceitual utilizando-se do acervo do brechó
brasiliense Boca a Boca. Para a concepção do produto, a característica caótica e difusa da memória foi representada graficamente através da utilização de colagens, cujos significados mudam de acordo a interpretação do observador. ______________________________________________________________________ ABSTRACT The market for used clothing is in a growing moment. The thrift stores have become places that, in addition to gathering used clothing and accessories, are taken as a reference of style and language. From this scenario, this work proposes to relate the used clothing’s and humans’ memories, generating individual narratives. Moreover, applying the concepts of bibliographic researches, it was created a conceptual catalog using the collection of Boca a Boca, a thrift store from Brasilia.
For the design of the product, the diffuse and chaotic characteristics of memory was plotted by using collage, whose meanings change according to the interpretation of the viewer. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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