Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaEmiliaMeirelesVitor.pdf209,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Socialização tribal e industrial : uma comparação
Autor(es): Vitor, Maria Emília Meireles
Orientador(es): Santos, Eurico Antônio Gonzalez Cursino dos
Assunto: Socialização
Relações humanas
Razão
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 30-Abr-2013
Referência: VITOR, Maria Emília Meireles. Socialização tribal e industrial: uma comparação. 2013. 54 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este texto busca estabelecer uma comparação entre o processo de socialização nos contextos tribal e industrial a partir das obras de Edgar Evans-Pritchard Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande e de Herbert Marcuse, A Ideologia da Sociedade Industrial, respectivamente. O texto toma por base as duas obras como “tipos-ideais” dos modos de socialização em comunidades e em sociedades complexas. Dentre as inúmeras diferenças culturais nos dois casos, a comparação se concentra em dois aspectos: a qualidade da simbologia transmitida no processo de socialização e o propósito geral deste processo. O critério usado para a análise da qualidade da simbologia é sua referência a conteúdos da razão objetiva ou subjetiva, conceitos desenvolvidos por Horkheimer na obra Eclipse da Razão. O propósito geral do processo de socialização, por sua vez, é depreendido a partir dos conceitos de bruxaria, oráculos e magia, na obra de Pritchard, e a partir dos conceitos de operacionalização da linguagem e sintaxe de condensação na obra de Marcuse. As conclusões a que se chegam são de que o propósito da socialização em contexto tribal é a manutenção da tradição e o propósito da socialização em contexto industrial é a produção de assentimento a partir do controle da linguagem. Além disso, conclui-se que ambos os processos de socialização comprometem o exercício da autonomia por parte do adventício. A caracterização da qualidade e propósito da socialização nos dois casos indicarão, ao final, uma menor predominância de conteúdos da razão objetiva em contexto tribal que industrial e diferenças acerca do ensino de noções de responsabilidade e no caráter da formatação das crenças nessas duas culturas. Acredita-se que o presente trabalho contribui para o lançamento de hipóteses acerca do processo de socialização a serem empiricamente testadas no campo da socialização escolar. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Based on the weberian concepts of “comunitary social relation” and “associative social relation”, this theoretical research will propose a comparison between the process of socialization oriented towards the production of the feeling of belonging to a group and the process of socialization oriented by the production of a rational attribute (adjustment of interests rationally motivated) in the adventitious (WEBER, 2003). Such exercise starts from the construction of two ideal-type models of socialization: Evans-Pritchard’s book, Witchcraft, Oracles and Magic among the Azandewill be used as a reference to represent the socialization in communitariancontext, for the analysis of the model of socialization in associative context, Herbert Marcuse’s book, One-Dimensional Man will be used.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons