Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4960
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarolinadeMacedoLonghini.pdf586,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cyberbullying : as múltiplas faces de um problema real
Autor(es): Longhini, Carolina de Macedo
Orientador(es): Dal-Rosso, Sadi
Assunto: Assédio moral
Bullying
Violência na escola
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 30-Abr-2013
Referência: LONGHINI, Carolina de Macedo. Cyberbullying: as múltiplas faces de um problema real. 2013. 50 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Realizei uma pesquisa exploratória realizada com o intuído de conhecer e levantar questões importantes referentes ao fenômeno do cyberbullying. O referido conceito, neste estudo, foi encarado como um complemento ao tema do bullying nas escolas. Para tal análise, primeiramente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os temas, apresentou-se dados estatísticos de pesquisas divulgadas e por último, apresentou-se os resultados da pesquisa de campo que envolveu adolescentes envolvidos em casos de cyberbullying e demais pessoas identificadas observadores no contexto dos casos ocorridos. A principal conclusão do trabalho é a de que o cyberbullying é um fenômeno presente na realidade dos adolescentes e é possibilitado e maximizado pelas novas tecnologias enraizadas na rotina de uma sociedade de consumo. Além disso, as consequências das práticas de assédio moral online, são iguais ou maiores que aquelas sentidas por adolescentes que lidam com o bullying tradicional.
Abstract: The exploratory research carried out with the objective of discovering and bringing up important information and questions about the phenomenon of cyberbullying. This concept was viewed as a complement for the concept of traditional bullying in schools. A bibliographic review about the subjects was done, statistics results of researches were presented and results of own research with teenagers involved in cyberbullying cases and as well indirect observers were shown. Therefore the research concluded that cyberbullying is a present phenomenon in the reality of teens and it is possible and maximized through new technologies which are incorporated in the routine of consume oriented society. Furthermore, it was possible to conclude the consequences of cyberbullying on the individuals involved are equal or greater than the ones of traditional bullying.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons