Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4941
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuanaKarinaDallposso.pdf956,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prisão e loucura : uma narrativa de mulheres em medida de segurança no Distrito Federal
Autor(es): Dallposso, Luana Karina
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Mulheres - saúde mental
Prisioneiros - saúde e higiene
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: DALLPOSSO, Luana Karina. Prisão e loucura: uma narrativa de mulheres em medida de segurança no Distrito Federal. 2013. 45 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa pesquisa é um subprojeto da Pesquisa Radiografia do Crime Feminino no Distrito Federal (DF), da qual participei durante o ano de 2012. É um estudo em ciências humanas de natureza qualitativa e exploratória do qual o instrumento principal de análise é a entrevista narrativa feita com as quatro mulheres que, consideradas loucas infratoras, cumprem a medida de segurança (MS). Embora haja um movimento de desmanicomialização da loucura em que é vedada a internação em locais com características asilares, no DF mulheres cumprem MS em celas compartilhadas com as presas enquanto a Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP) da Penitenciária Feminina (PFDF) atende apenas homens, além de estar interditada desde junho de 2012 por ser considerada inadequada para o tratamento. O DF é a unidade da federação mais atrasada na ampliação da rede de atendimento à saúde mental, de forma que os centros psiquiátricos existentes encontram-se sobrecarregados. O objetivo foi relacionar as dificuldades retratadas pelas mulheres em MS com o acesso a direitos sociais: de saúde e humanos. Os dados de campo foram analisados a luz das categorias: histórias de rua, drogas, violência e prostituição, o espaço prisional e a redescrição de si como presas e não como pacientes, o definir-se perigosa, a ausência da família e incapacidade do Estado em oferecer vínculos para a liberdade. Espera-se dar visibilidade à questão e garantir acesso a direitos para o cumprimento de MS por mulheres.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons