Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AcênciaTércioRosa.pdf294,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O serviço social no trabalho de enfrentamento ao alcoolismo : desafios e perspectivas dos assistentes sociais na equipe interdisciplinar do SEAD – Serviço de Estudos e Atenção a Uusuários de álcool e outras drogas do HUB
Autor(es): Rosa, Acência Tércio
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Alcoolismo
Assistentes sociais
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Serviço social com alcoólatras
Data de apresentação: 29-Nov-2012
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: ROSA, Acência Tércio. O serviço social no trabalho de enfrentamento ao alcoolismo: desafios e perspectivas dos assistentes sociais na equipe interdisciplinar do SEAD – Serviço de Estudos e Atenção a usuários de álcool e outras drogas do HUB. 2012. 42 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo conhecer a prática profissional do Assistente Social no trabalho de enfrentamento ao alcoolismo na equipe interdisciplinar do Serviço de Estudos e Atenção a usuários de álcool e outras drogas do Hospital Universitário de Brasília - HUB, na estratégia do programa de Redução de Danos. Os desafios e perspectivas destes profissionais, a partir das demandas apresentadas, tendo como pano de fundo as políticas e programas do Ministério da Saúde, o projeto ético-político e a inserção do Serviço Social na área da saúde. Desta forma, o método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, realizada através da aplicação de questionários semi-abertos às duas assistentes sociais lotadas no SEAD. Foram respeitados os princípios de confidencialidade, privacidade e sigilo conforme a resolução do Conselho Nacional de Saúde que rege as pesquisas com seres humanos, bem como, assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados da pesquisa mostraram que estes profissionais enfrentam limitações que dificultam o desenvolvimento do seu trabalho e conseqüentemente o tratamento aos usuários do Serviço.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2012.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons