Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaeladeFrançaRamalho.pdf629,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A cidadania por meio da dança : um estudo dos bailes para idosos e sua relação com a comunidade
Autor(es): Ramalho, Rafaela de França
Orientador(es): Vieira, Karen Santana de Almeida
Assunto: Cidadania
Serviço social com idosos
Comunidade
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 24-Abr-2013
Referência: RAMALHO, Rafaela de França. A cidadania por meio da dança: um estudo dos bailes para idosos e sua relação com a comunidade. 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O envelhecimento populacional é uma tendência que vem sendo evidenciada em todo o mundo. Suas implicações repercutem sobre toda a sociedade, e requerem do Estado ações que redefinam a concepção estigmatizada sobre a velhice, e que possibilitem o desenvolvimento de políticas capazes de atender às demandas e de promover bem estar e qualidade de vida a este grupo social. Neste sentido, ações que visem proporcionar a socialização da pessoa idosa dentro da comunidade, desenvolvidas pelas instituições públicas e privadas, a exemplo, os bailes de terceira idade, são de extrema importância. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar se os bailes de terceira idade, enquanto espaços em que ocorrem atividades de lazer por meio da dança, proporcionam socialização dos idosos com a comunidade, além de compreender qual a percepção de velhice para estes. Foram entrevistadas 24 pessoas, através de entrevista com roteiro semi-estruturado, entre idosos e comunidade, nos bailes de terceira idade realizados nas Associações dos Idosos de Ceilândia e Taguatinga (DF), locais onde também ocorreram observações de campo, no período de abril de 2012 a janeiro de 2013. Os resultados demonstram que os bailes de terceira idade proporcionam e promovem a convivência dos idosos entre eles e com sua comunidade por meio da dança, e que o fato de serem espaços preparados para os idosos, mas com abertura à interação entre as diferentes gerações, funciona como instrumento que facilita a socialização do idoso com sua comunidade, e repercute positivamente na compreensão do que vem a ser o processo do envelhecimento. Para aumentar e dar destaque a essas e outras ações que promovem a socialização do idoso com sua comunidade, propõem-se, para além dos resultados da pesquisa, que sejam abertos mais bailes de terceira idade nas comunidades e realizado um trabalho de sensibilização na sociedade sobre esses espaços, além de um mapeamento dos bailes de terceira idade para divulgação para a população, e outros apontamentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons