Resumo: | O presente estudo busca refletir acerca da utilização e da compreensão de assistentes sociais sobre a Abordagem com Grupo, isto é, buscou-se conhecer qual a percepção dos assistentes sociais sobre as metodologias trabalhadas pela categoria em intervenções grupais. E, também qual o entendimento que as assistentes sociais tem no que diz respeito à Resolução nº 569/2010 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que trata sobre o veto às práticas terapêuticas. Para atender a esses objetivos, foi realizada pesquisa de campo, seguindo o método de pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas oito (08) assistentes sociais provenientes da área de Saúde e da área da Assistência Social. Além disso, foi realizada pesquisa bibliográfica por meio do portal eletrônico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o intuito de ter acesso ao que é produzido na atualidade sobre a intervenção de profissionais do Serviço Social com grupos. Poucos foram os artigos encontrados, demonstrando a existência de uma lacuna na produção acadêmica sobre a temática. Dentre os resultados desta pesquisa, ressalta-se que foi observado que as intervenções profissionais analisadas seguiram, em sua maioria, as normativas legais da profissão. Contudo, a percepção da maioria das assistentes sociais entrevistadas – por uma questão de desconhecimento das normas - diverge das resoluções do CFESS no que dizem respeito às práticas terapêuticas. Embora a conduta profissional observada, no geral, não caminhe para a Psicologia, em função da percepção por parte das entrevistadas da necessidade de uma especialização na área como condição para a aplicação da ditas práticas terapêuticas. Por fim, tomando os resultados da pesquisa bibliográfica e de campo, se torna importante que a temática seja melhor discutida pela categoria profissional, uma vez que a pesquisa realizada aqui aponta para a utilização da Abordagem com Grupo pelas profissionais num escopo ainda de intervenções grupais com metodologias essencialmente empíricas e de cunho experimental. Além de estarem dissociadas do conhecimento das normas da categoria e sem amparo de uma maior elaboração teórica e metodológica próprias da atuação profissional do Serviço Social. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study wants to make a reflection on Group Approach usage and comprehension by social workers. In other words, it wants to know the perception of the social workers on the methodologies used in group interventions is. And also the social workers understanding of the Resolution number 569/2010 of the Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), that manages the veto to the therapeutic practices. In order to achieve that point, a field research was executed with the method of qualitative research. Eight (8) interviews with social workers from the health's field and the social assistance were made. Furthermore, it was made a bibliographic research through the web portal of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) to have access to what is now produced in the intervention of professional Social Work with groups. Few articles were found, showing the existence of a gap in the academic production on the subject. Among the results of this research, we emphasize that it was observed that the professionals interventions analyzed followed, in most of the cases, the legal normative of the career. Nevertheless, the perception of most of the interviewed social workers – ignoring the standards – differs from the CFESS resolutions related to the therapeutic practices. Yet the professional conduct mostly observed, did not stand to a Psychology field, because of the interviewees perception of the need to become an expert in the area as a condition for the application of therapeutic practices. Finally, considering the results of the bibliographic and field research, it becomes important to better discuss the theme, once this research points to the Group Approach usage with methodologies essentially empirical and experimental. And also they are dissociated from the standard knowledge and helpless of theoretical and methodological development of their own professional practice. |