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https://bdm.unb.br/handle/10483/4877
Título: | O contexto acadêmico dos estudantes indigenas da Universidade de Brasília do convênio FUB/Funai em disciplinas da área de química |
Autor(es): | Meneses, Paulo Eduardo de Campos |
Orientador(es): | Euzébio, Umberto |
Coorientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Índios - educação Ensino superior Universidade de Brasília (UnB) Química - estudo e ensino (Superior) |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 22-Abr-2013 |
Referência: | MENESES, Paulo Eduardo de Campos. O contexto acadêmico dos estudantes indigenas da Universidade de Brasília do convênio FUB/Funai em disciplinas da área de química. 2012. vi, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O processo de inclusão étnico racial vem ocorrendo como uma importante forma de reparação de desigualdades históricas que continuam a se perpetuar no processo histórico da sociedade brasileira. Em 2004 foi firmado um convênio entre a Fundação Universidade de Brasília e a Fundação Nacional do Índio destinando vagas para estudantes indígenas especialmente em cursos nas áreas de ciências exatas e biológicas da Universidade de Brasília. Perante inúmeras dificuldades adaptativas e de aproveitamento pelos estudantes, foi criada a disciplina Química Básica, para suprir as defasagens que poderiam comprometer a sua continuidade acadêmica. Com essa medida observou-se que o índice de aprovação nessa disciplina foi de 97%. Ao contrário do esperado, as reprovações em disciplinas subsequentes da área de química não diminuíram, variando entre 35% e 100%. A partir desse resultado foi proposta a criação de monitoria exclusiva e diferenciada com aulas interativas e resolução de exercícios como medida para a solução do problema. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012. |
Aparece na Coleção: | Química
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