Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4872
Título: | Aquecimento global : de quem é a culpa? |
Autor(es): | Breyer, Harumi Sato |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Aquecimento global Efeito estufa |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 22-Abr-2013 |
Referência: | BREYER, Harumi Sato. Aquecimento global: de quem é a culpa? 2012. v, 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O Ensino Formal tem com meta desenvolver o senso crítico dos alunos. Nessa linha, o ensino de Ciências tem papel importantíssimo, pois fará com que os alunos desenvolvam o conhecimento científico, principalmente quando tratados de assuntos polêmicos. Já que é Sabido que temas polêmicos são algo que auxiliam muito no aprendizado dos alunos. Há trabalhos que apontam nessa linha. Uma dessas linhas é o ensino na abordagem da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – muito discutida nos dias atuais. Um tema comum nos debates acadêmicos da atualidade é o Aquecimento Global, pois normalmente é apresentado como consequência das atividades humanas. Não apresentando outras visões sobre esse tema, tornado, assim, um tema tão polêmico, algo consensual. Isso é verificado na maioria dos livros didáticos e em ferramentas de buscas de informação eletrônica, como o Youtube. Porém esse cenário está se modificando aos poucos. Tornado sua abordagem importante para a formação dos alunos. Para facilitar a abordagem do tema e instigar os alunos a pesquisarem e formar sua própria opinião sobre o assunto elaboramos um texto para ser utilizado em sala de aulas, com vistas a incentivar o debate. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons