Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4867
Título: | Ritmos e expressão corporal : práticas pedagógico-musicais para uma escuta musical ativa e formação de plateia |
Autor(es): | Amorim, Maria Elciane Silva de |
Orientador(es): | Recôva, Simone Lacorte |
Assunto: | Música - instrução e estudo Expressão corporal Oficina de música |
Data de apresentação: | 7-Dez-2012 |
Data de publicação: | 18-Abr-2013 |
Referência: | AMORIM, Maria Elciane Silva de. Ritmos e expressão corporal: práticas pedagógico-musicais para uma escuta musical ativa e formação de plateia. 2012. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência vivenciada durante o Trabalho e Recital de Conclusão de Curso da Universidade de Brasília, modalidade à distância, em uma escola de Ensino Médio da cidade de Cruzeiro do Sul – AC. Nesse artigo, é discutido e analisado de que forma a escuta musical pode ser ampliada e/ou transformada a partir das oficinas de ritmo e percussão corporal, do recital didático e da formação de plateia com foco no desenvolvimento de uma escuta crítica e reflexiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de avaliação diagnóstica, avaliação das oficinas e do recital didático, entrevistas, filmagens e registros fotográficos. Emerge dos resultados que a escuta e os significados que os jovens atribuem à música estão inteiramente ligados às suas experiências musicais. As oficinas de ritmo e percussão corporal e do recital didático contribuíram para que os alunos apresentassem um progresso quanto à autonomia corporal, favorecendo a compreensão da estrutura rítmica, assim como a estimulação da expressão corporal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons