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Título: Educação musical e recital didático : análise conceitual e relato de uma pesquisa empírica educativo-musical
Autor(es): Sampaio, Cibely Dias
Assunto: Oficina de música
Recital - música - instrução e estudo
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 5-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: SAMPAIO, Cibely Dias. Educação musical e recital didático: análise conceitual e relato de uma pesquisa empírica educativo-musical. [2012]. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, [Rio Branco-AC], 2012.
Resumo: Este artigo procura definir o que é educação musical e recital didático, discutindo o valor do recital didático como instrumento de ampliação do conhecimento musical, através da realização de uma pesquisa empírica educativo-musical com estudantes do 2º ciclo do ensino fundamental da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, em Rio Branco, Acre. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados três questionários autoadministrados, com perguntas fechadas e abertas, a saber: 1) Enquete de vivências musicais; 2) questionário de avaliação das oficinas; e, 3) questionário de avaliação do recital didático. A pesquisa utilizou a teoria e a metodologia dos trabalhos de: Arroyo (2002), Del Ben e Hentschke (2003), Soares (2012) e Queiroz (2004), também foram utilizados trabalhados semelhantes realizados por alunos do curso de licenciatura em música à distância da Unb, que se formaram em 2011. Como resultados enumeram-se: a maior parte dos alunos gostou da diversidade instrumental e dos estilos musicais apresentados no recital didático, principalmente pelas músicas do período clássico e moderno. Os alunos gostaram do folder do recital, que informava sobre os períodos e estilos musicais. Percebeu-se que os alunos aprenderam a desenvolver um gosto musical variado, não mais de uma simples escuta musical passiva, mas agora ativa, pois aprenderam a ouvir música criticamente e também como deveriam se comportar na apresentação de um recital. Nas considerações finais saliento a necessidade de ampliar os estudos na área de educação musical e a possibilidade de desdobramentos da pesquisa principalmente em conhecer a realidade do ensino formal da música nas de escolas públicas do município de Rio Branco, Acre. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper seeks to define what is music education and recital didactic, discussing the value of the recital didactic as instrument to expand the musician knowledge, by conducting an empirical educational-musical research with students of 2nd cycle of basic education of State School Raimundo Gomes de Oliveira in Rio Branco, Acre. As instruments of data collection were used three self-administered questionnaires with closed and open questions, namely: 1) Survey of musical experiences, 2) workshops' assessment survey, and 3) recital didactic's assessment survey. The research used the theory and method of the works of: Arroyo (2002), Del Ben and Hentschke (2003), Soares (2012) and Queiroz (2004), were also used similar worked performed by students of the degree course in music at a distance of Unb that formed in 2011. The results are listed:. most students liked the diversity of musical styles and instrumental recital presented in didactic, especially the songs of the classical period and modern. Students liked the folder's recital, which reported on the periods and musical styles. It was felt that students learned to develop a varied musical taste, no more than a simple passive music listening, but active now since learned to listen to music critically and also how they should behave in presenting a recital. In the final considerations emphasize the need to expand the studies in the field of music education and the possibility of unfolding primarily in the research to know the reality of the formal teaching of music in the public schools of Rio Branco county, Acre.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
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