Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaNairFleuryValledeBrito.pdf360,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação dos alunos do ensino fundamental com a banda People Six : relato de uma experiência a partir de práticas musicais na escola
Autor(es): Brito, Ana Nair Fleury Valle de
Orientador(es): Torres, Fernanda de Assis Oliveira
Assunto: Música - instrução e estudo
Música e juventude
Preferências musicais
Identidade cultural
Ensino fundamental
Data de apresentação: 5-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: BRITO, Ana Nair Fleury Valle de. A relação dos alunos do ensino fundamental com a banda People Six: relato de uma experiência a partir de práticas musicais na escola. 2012. [24] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender a relação que os alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Virgínio Santillo, estabelecem com a banda People Six1. Buscou-se discutir e analisar como as pessoas constroem suas identidades, suas preferências e vivências musicais. Foi realizada uma ação pedagógica investigativa. Os instrumentos de coleta de dados foram três questionários semi-estruturados e um recital didático. Os resultados indicaram que os adolescentes constroem a sua identidade musical a partir da influência do seu ambiente de convívio e da mídia, no que se refere ao gosto e às atitudes de comportamento social. Os desdobramentos do artigo pretendem contribuir nas pesquisas de educação musical e para o ensino formal de música na escola, no aspecto de entender o adolescente e interagir com eles, propondo sugestões de uso de repertório que respeitem o contexto social e a identidade dos jovens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons