Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4862
Título: | A relação dos alunos do ensino fundamental com a banda People Six : relato de uma experiência a partir de práticas musicais na escola |
Autor(es): | Brito, Ana Nair Fleury Valle de |
Orientador(es): | Torres, Fernanda de Assis Oliveira |
Assunto: | Música - instrução e estudo Música e juventude Preferências musicais Identidade cultural Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 5-Dez-2012 |
Data de publicação: | 18-Abr-2013 |
Referência: | BRITO, Ana Nair Fleury Valle de. A relação dos alunos do ensino fundamental com a banda People Six: relato de uma experiência a partir de práticas musicais na escola. 2012. [24] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender a relação que os alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Virgínio Santillo, estabelecem com a banda People Six1. Buscou-se discutir e analisar como as pessoas constroem suas identidades, suas preferências e vivências musicais. Foi realizada uma ação pedagógica investigativa. Os instrumentos de coleta de dados foram três questionários semi-estruturados e um recital didático. Os resultados indicaram que os adolescentes constroem a sua identidade musical a partir da influência do seu ambiente de convívio e da mídia, no que se refere ao gosto e às atitudes de comportamento social. Os desdobramentos do artigo pretendem contribuir nas pesquisas de educação musical e para o ensino formal de música na escola, no aspecto de entender o adolescente e interagir com eles, propondo sugestões de uso de repertório que respeitem o contexto social e a identidade dos jovens. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons