Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ManoelRamosdeJesus.pdf95,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de tecnologias na aprendizagem escolar : uma abordagem para uma escuta musical ativa e formação de plateia
Autor(es): Jesus, Manoel Ramos de
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Música - instrução e estudo
Mídia digital
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 7-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: JESUS, Manoel Ramos de. O uso de tecnologias na aprendizagem escolar: uma abordagem para uma escuta musical ativa e formação de plateia. 2012. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: O presente artigo destaca o uso da tecnologia no processo de escuta musical ativa e formação de plateia de um projeto de conclusão de curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília em Cruzeiro do Sul – Acre. A investigação ocorreu em uma escola de ensino médio com alunos entre 15 e 18 anos. A metodologia utilizada para a investigação foram questionários compostos por questões “abertas” e “fechadas”, oficinas e recital didático. A investigação indica mudanças nas aulas de música por conta do uso de aparelhos móveis pelos alunos. Nesses dispositivos tecnológicos, os estudantes armazenam suas músicas preferidas vivenciam a apreciação musical, interagem com os colegas e por meio da mídia conhecem novas músicas. O uso de novas tecnologias estabelece um novo padrão no ensino musical, tanto no formal quanto no informal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons