Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4855
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoseEveraldodaSilva.pdf211,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Música e religião no ensino fundamental : relato de uma experiência
Autor(es): Silva, José Everaldo da
Orientador(es): Ribeiro, Hugo Leonardo
Assunto: Preferências musicais
Multiculturalismo
Música - aspectos religiosos
Música na educação
Data de apresentação: Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: SILVA, José Everaldo da. Música e religião no ensino fundamental: relato de uma experiência. 2012. [22] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco-AC, 2012.
Resumo: Este artigo consiste em um relato de experiências vividas com dois alunos evangélicos das turmas de 9º Ano de uma escola de ensino regular acriana que demonstram grande rejeição por músicas seculares. As experiências foram colhidas durante o desenvolvimento do Projeto Final de Curso que tinha por objetivo ampliar as preferências musicais dos alunos, incentivando a formação de plateia. Para atingirmos estes objetivos, foram realizadas oficinas pedagógico/musicais e um Recital Didático. Este projeto baseou-se na diversidade musical brasileira e foi durantes as oficinas que percebi a pluralidade de contextos culturais que existem nas salas de aulas. Como metodologia utilizou-se a Pesquisa ação e, para a coleta de dados foram utilizados questionários administrados que permitiram a análise da vivência musical dos alunos. Após o recital, foi realizada entrevista não estruturada com os adolescentes evangélicos das Igrejas Assembleia de Deus e Quadrangular, onde concluiu-se que os alunos compreenderam que tocar e/ou cantar músicas populares que fazem parte da diversidade musical brasileira não compromete sua fé ou ideologia cristã. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article consists of an account of experiences with two classes of students evangelicals 9th Year in a mainstream school acriana who show great rejection by secular songs. The experiments were collected during the development of Final Course Project which aimed to expand the musical preferences of the students, encouraging the formation of audience. To achieve these goals, pedagogical workshops were held / musical and a Didactic Recital. This project was based on the diversity of Brazilian music and workshops Durante was realized that the plurality of cultural contexts that exist in classrooms. The methodology used to search and action for data collection administered questionnaires were used that allowed the analysis of students' musical experience. After the recital, unstructured interview was conducted with adolescents Evangelical Churches Assembly of God and Foursquare, where it was concluded that students understand that playing and / or singing popular songs that are part of the Brazilian musical diversity does not compromise their faith or ideology Christian.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons