Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LeandroFranciscodosSantos.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Recital didático : relatos da experiência de uma atividade pedagógico-musical para a formação de plateia em uma escola estadual do município de Formosa/GO
Autor(es): Santos, Leandro Francisco dos
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Plateia (Música)
Música - análise, apreciação
Oficina de música
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: SANTOS, Leandro Francisco dos. Recital didático: relatos da experiência de uma atividade pedagógico-musical para a formação de plateia em uma escola estadual do município de Formosa/GO. 2012. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente projeto estudo buscou compreender como o Recital Didático pode contribuir para a formação de plateia, aproximando a educação musical da vida de adolescentes da educação básica. Trata-se de uma proposta de Trabalho e Recital de Conclusão, que teve por objetivo desenvolver atividades pedagógico-musicais que favoreça o desenvolvimento musical de adolescentes. A pesquisa teve como público-alvo alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha, localizado no município de Formosa/GO. Para o desenvolvimento da pesquisa foram desenvolvidas oficinas musicais, abordando a apreciação musical com o intuito de desenvolver a escuta ativa e participativa dos alunos bem como familiarizá-los com o repertório do Recital Didático. Com a realização deste trabalho pretendeu-se contribuir para a inserção da música no contexto escolar, demonstrando como o Recital Didático pode ser uma ferramenta pedagógico-musical propícia para a formação de plateia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This design study was to understand how the Didactic Recital may contribute to the formation of audience, bringing music education in the life of teenagers in basic education. This is a proposal for Work and Conclusion Recital, which aimed to develop pedagogical and musical activities to promote the development of musical teenagers. The research had the audience 8th grade students of Elementary School Teacher of the State College Claudiano Rock, located in the municipality of Formosa / GO. For the development of the research were developed musical workshops, addressing the musical appreciation in order to develop active listening and participation of the students and familiarize them with the repertoire of the Didactic Recital. With this work we intended to contribute to the inclusion of music in the school context, demonstrating how Didactic Recital can be a pedagogical tool-musical conducive to the formation of audience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.