Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância de se proporcionar aos alunos, por meio da educação musical formal, o conhecimento da diversidade musical brasileira. O artigo está relacionado com um projeto de conclusão de curso, em uma licenciatura em Música, intitulado Recital Didático: ações pedagógicas voltadas para a diversidade musical. As discussões teóricas levantadas buscaram compreender como o modelo (T)EC(L)A, proposto por Swanwick, pode promover a ampliação das preferências musicais dos alunos. A diversidade musical brasileira deve ser explorada pelos educadores, possibilitando ao aluno desenvolver práticas musicais conforme suas preferências, contextualizadas com a cultura que vivenciam. Os questionários aplicados para o planejamento e avaliação das oficinas, o questionário de avaliação do recital didático e o questionário sobre as percepções dos professores que participaram do projeto constituíram-se em instrumentos de levantamento de dados, os quais foram analisados e discutidos. Ao final da investigação, conclui-se que a educação musical escolar refletirá sempre na qualidade da música ouvida, composta, tocada, cantada, divulgada e produzida. Por isso, atividades educacionais, e em especial o recital didático, podem auxiliar na expansão e difusão de estilos musicais diversos, formando cidadãos mais críticos e preparados para emitir juízo de valor, capazes de intervir nos rumos que a música e mesmo as políticas culturais vêm tomando em nosso país. |