Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4837
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoseEliziariodeMoura.pdf136,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O forró e a educação musical : uma experiência nas oficinas de música e no recital didático
Autor(es): Moura, José Eliziário de
Assunto: Forró
Preferências musicais
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 17-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: MOURA, José Eliziário de. O forró e a educação musical: uma experiência nas oficinas de música e no recital didático. 2012. [11] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, [Rio Branco-AC], 2012.
Resumo: Este trabalho de pesquisa apresenta um relato de experiências escolares vividas durante a realização de três oficinas e um recital didático, proporcionando reflexões no campo da pesquisa pedagógica musical a partir da exposição dos resultados obtidos sobre a preferência musical de 72 alunos. Foram escolhidas duas turmas de 9º Ano de uma escola de ensino fundamental e médio de Rio Branco, Acre. O principal objetivo é desenvolver estratégias pedagógicas com a utilização do gênero forró contribuindo para a diversidade musical no ensino de música. A metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a pesquisa ação com a análise de questionários semiestruturados. Portanto, através dos resultados podem-se identificar avanços significativos na forma de ouvir e na formação da diversidade musical dos estudantes. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research presents an account of school experiences lived during the course of three workshops and a concert didactic, providing reflections in the field of educational research from the musical exposition of the results obtained on the music preference of 72 students. We chose two classes of 9th Grade at a school for elementary and middle school in Rio Branco, Acre. The main objective is to develop pedagogical strategies with the use of gender forró contributing to the musical diversity in music education. The methodology used for data collection was action research with the analysis of semi-structured questionnaires. Therefore, through the results can identify significant advances in the form of listening and musical diversity training for students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons