Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4833
Título: | Escuta ativa : uma estratégia de investigar o gosto musical de adolescentes do ensino fundamental |
Autor(es): | Gomes, Wesley Moreira |
Orientador(es): | Torres, Fernanda de Assis Oliveira |
Assunto: | Música - análise, apreciação Preferências musicais Música sertaneja Música e juventude |
Data de apresentação: | 4-Dez-2012 |
Data de publicação: | 18-Abr-2013 |
Referência: | GOMES, Wesley Moreira. Escuta ativa: uma estratégia de investigar o gosto musical de adolescentes do ensino fundamental. 2012. [24] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo investigar o gosto musical dos adolescentes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Virgínio Santillo, por meio de realização de oficinas de música e recital didático. Os resultados indicaram a receptividade e as concepções dos alunos referentes ao gosto musical e escuta ativa, apontado como preferido o estilo “Sertanejo Universitário”. A temática foi fundamentada a partir da concepção dos autores: Santos (2010), e Palheiros (2004), que fazem referência a tal assunto. O artigo busca discutir e analisar o gosto musical dos alunos através de questionários, oficinas e recital didático, esse estudo contribui para o entendimento a cerca do gosto musical dentro do contexto escolar tendo como referência formação de plateia. O estilo Sertanejo Universitário vem ganhando adeptos por todo país e encontrou nos jovens, a busca do seu crescimento, no contexto escolar o gosto dos alunos foi constatado através da coleta de dados da pesquisa aplicada no Projeto de Formação de Plateia. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons