Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_WesleyMoreiraAlves.pdf408,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escuta ativa : uma estratégia de investigar o gosto musical de adolescentes do ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Wesley Moreira
Orientador(es): Torres, Fernanda de Assis Oliveira
Assunto: Música - análise, apreciação
Preferências musicais
Música sertaneja
Música e juventude
Data de apresentação: 4-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: GOMES, Wesley Moreira. Escuta ativa: uma estratégia de investigar o gosto musical de adolescentes do ensino fundamental. 2012. [24] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar o gosto musical dos adolescentes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Virgínio Santillo, por meio de realização de oficinas de música e recital didático. Os resultados indicaram a receptividade e as concepções dos alunos referentes ao gosto musical e escuta ativa, apontado como preferido o estilo “Sertanejo Universitário”. A temática foi fundamentada a partir da concepção dos autores: Santos (2010), e Palheiros (2004), que fazem referência a tal assunto. O artigo busca discutir e analisar o gosto musical dos alunos através de questionários, oficinas e recital didático, esse estudo contribui para o entendimento a cerca do gosto musical dentro do contexto escolar tendo como referência formação de plateia. O estilo Sertanejo Universitário vem ganhando adeptos por todo país e encontrou nos jovens, a busca do seu crescimento, no contexto escolar o gosto dos alunos foi constatado através da coleta de dados da pesquisa aplicada no Projeto de Formação de Plateia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons