Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4832
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MoisesRibeirodaSilvaNeto.pdf527,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégia para uma escuta musical ativa : utilizando a diversidade musical
Autor(es): Silva Neto, Moisés Ribeiro da
Orientador(es): Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Assunto: Multiculturalismo
Plateia (Música)
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 29-Nov-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: SILVA NETO, Moisés Ribeiro da. Estratégia para uma escuta musical ativa: utilizando a diversidade musical. 2012. [26] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente artigo aborda uma pesquisa-ação que, além da formação de plateia, buscou proporcionar uma experiência musical significativa, em que a escuta foi orientada de maneira a acontecer de forma atenta e reflexiva. Essa escuta teve como estratégia a diversidade musical, para despertar a curiosidade, conhecimento e reflexão de materiais sonoros musicais, assim como as características e influências em cada fazer musical, segundo o contexto sociocultural regional. O projeto foi desenvolvido por acadêmicos do curso de Licenciatura em Música Modalidade Ensino à Distância da Universidade de Brasília. A primeira etapa foi uma oficina, a segunda um recital didático, que embasaram o desenvolvimento deste artigo. O recital didático teve como tema A diversidade musical nos ritmos da América Latina, cujas atividades prévias preparatórias tiveram como foco desenvolver a escuta musical ativa por meio da prática musical fundamentada na apreciação musical com repertório diversificado. Essas atividades prévias foram oficinas que abordaram o tema do recital, sendo as oficinas constituídas de apreciação, discussão e prática musical em conjunto, e assim, todo o projeto pôde ser avaliado antes, durante e depois por meio de coleta de dados com aplicação de questionários autoadministrados semiestruturados. Os resultados mostraram que por meio da oportunidade é possível vivenciar a musica de contextos e “culturas” diferentes, desenvolvendo uma escuta que leva a perceber e refletir tanto nos diversos aspectos. Foi assim alcançado o principal objetivo do projeto, promovendo uma escuta musical atenta independente de gêneros ou ritmos, resultando em uma aprendizagem prazerosa e significativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons