Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4831
Título: | Por uma audição consciente e crítica do forró : um estudo com alunos do ensino médio |
Autor(es): | Couto, Vinícius Garcez |
Orientador(es): | Torres, Fernanda de Assis Oliveira |
Assunto: | Forró Música - análise, apreciação Música na educação |
Data de apresentação: | 5-Dez-2012 |
Data de publicação: | 18-Abr-2013 |
Referência: | COUTO, Vinícius Garcez. Por uma audição consciente e crítica do forró: um estudo com alunos do ensino médio. 2012. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012. |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo investigar a desmistificação do forró a partir da escuta ativa e contextualizada. Nesse artigo busco analisar a mudança de apreciação musical dos alunos do ensino médio no Colégio Adonai de Anápolis em relação à escuta ativa do forró. A metodologia utilizada a pesquisa ação. Foram realizados uma oficina e recital didático. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam a reconfiguração da concepção dos docentes sobre o forró. Essa proposta buscou promover a esses jovens a compreensão desse estilo musical, além de imprimir-lhes uma escuta ativa desse estilo musical, e constituir o conhecimento crítico de sua identidade nacional enquanto estuda-se o forró. O artigo contribui para usar-se do recital didático tendo como base a música regional, popular, e formar o aluno enquanto cidadão brasileiro, conhecedor da história social da época e música de seu país. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons