Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ViniciusGarcezCouto.pdf372,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Por uma audição consciente e crítica do forró : um estudo com alunos do ensino médio
Autor(es): Couto, Vinícius Garcez
Orientador(es): Torres, Fernanda de Assis Oliveira
Assunto: Forró
Música - análise, apreciação
Música na educação
Data de apresentação: 5-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: COUTO, Vinícius Garcez. Por uma audição consciente e crítica do forró: um estudo com alunos do ensino médio. 2012. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar a desmistificação do forró a partir da escuta ativa e contextualizada. Nesse artigo busco analisar a mudança de apreciação musical dos alunos do ensino médio no Colégio Adonai de Anápolis em relação à escuta ativa do forró. A metodologia utilizada a pesquisa ação. Foram realizados uma oficina e recital didático. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam a reconfiguração da concepção dos docentes sobre o forró. Essa proposta buscou promover a esses jovens a compreensão desse estilo musical, além de imprimir-lhes uma escuta ativa desse estilo musical, e constituir o conhecimento crítico de sua identidade nacional enquanto estuda-se o forró. O artigo contribui para usar-se do recital didático tendo como base a música regional, popular, e formar o aluno enquanto cidadão brasileiro, conhecedor da história social da época e música de seu país.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons