Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4820
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LilianaFrancoMassuia.pdf399,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da apreciação musical para o desenvolvimento de uma escuta ativa no âmbito da diversidade musical
Autor(es): Massuia, Liliana Franco
Orientador(es): Braga, Paulo David Amorim
Assunto: Música - análise, apreciação
Oficina de música
Data de apresentação: 28-Nov-2012
Data de publicação: 17-Abr-2013
Referência: MASSUIA, Liliana Franco. A importância da apreciação musical para o desenvolvimento de uma escuta ativa no âmbito da diversidade musical. 2012. [25] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da apreciação musical para o desenvolvimento de uma escuta ativa no âmbito da diversidade musical e foi elaborado com base no projeto de intervenção pedagógica intitulado Recital Didático: Ações pedagógicas voltadas para a diversidade musical, desenvolvido por alunos do Curso de Licenciatura em Música da UAB/UnB. Buscou-se fundamentar teoricamente os conceitos de apreciação, a partir do estudo do modelo (T)EC(L)A de Swanwick, e de diversidade musical, através de pesquisa sobre os conceitos de autores diversos. Aprender a apreciar música de forma aberta e com objetivos pedagógicos bem definidos, abre caminhos para o novo, possibilita a quebra do preconceito e promove o conhecimento. O projeto Recital Didático: Ações pedagógicas voltadas para a diversidade musical de intervenção procurou contemplar a diversidade musical à medida que valorizou a música do aluno, e também acrescentou outros gêneros musicais que ainda não faziam parte de seu repertório. As oficinas desenvolvidas antes do recital constituíram-se em importante ferramenta para o desenvolvimento da escuta atenta, através das atividades de apreciação e execução. A coleta de dados, realizada por meio de três questionários, com questões abertas e fechadas, forneceu os elementos que possibilitaram tecer considerações à luz do objetivo deste artigo e chegar-se à conclusão. Constatou-se que as referidas atividades constituem-se em importantes ações pedagógicas para o desenvolvimento da escuta ativa e o acesso à diversidade musical, e, dentro desse entendimento, este trabalho pode contribuir para que outros educadores musicais sintam-se motivados a vivenciar esta experiência, desenvolvendo recitais didáticos e outras ações similares junto a seus alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons