Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4820
Título: | A importância da apreciação musical para o desenvolvimento de uma escuta ativa no âmbito da diversidade musical |
Autor(es): | Massuia, Liliana Franco |
Orientador(es): | Braga, Paulo David Amorim |
Assunto: | Música - análise, apreciação Oficina de música |
Data de apresentação: | 28-Nov-2012 |
Data de publicação: | 17-Abr-2013 |
Referência: | MASSUIA, Liliana Franco. A importância da apreciação musical para o desenvolvimento de uma escuta ativa no âmbito da diversidade musical. 2012. [25] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012. |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da apreciação musical para o desenvolvimento de uma escuta ativa no âmbito da diversidade musical e foi elaborado com base no projeto de intervenção pedagógica intitulado Recital Didático: Ações pedagógicas voltadas para a diversidade musical, desenvolvido por alunos do Curso de Licenciatura em Música da UAB/UnB. Buscou-se fundamentar teoricamente os conceitos de apreciação, a partir do estudo do modelo (T)EC(L)A de Swanwick, e de diversidade musical, através de pesquisa sobre os conceitos de autores diversos. Aprender a apreciar música de forma aberta e com objetivos pedagógicos bem definidos, abre caminhos para o novo, possibilita a quebra do preconceito e promove o conhecimento. O projeto Recital Didático: Ações pedagógicas voltadas para a diversidade musical de intervenção procurou contemplar a diversidade musical à medida que valorizou a música do aluno, e também acrescentou outros gêneros musicais que ainda não faziam parte de seu repertório. As oficinas desenvolvidas antes do recital constituíram-se em importante ferramenta para o desenvolvimento da escuta atenta, através das atividades de apreciação e execução. A coleta de dados, realizada por meio de três questionários, com questões abertas e fechadas, forneceu os elementos que possibilitaram tecer considerações à luz do objetivo deste artigo e chegar-se à conclusão. Constatou-se que as referidas atividades constituem-se em importantes ações pedagógicas para o desenvolvimento da escuta ativa e o acesso à diversidade musical, e, dentro desse entendimento, este trabalho pode contribuir para que outros educadores musicais sintam-se motivados a vivenciar esta experiência, desenvolvendo recitais didáticos e outras ações similares junto a seus alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons