Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4819
Título: | Apreciação musical e o papel do professor : oficinas e recital didático |
Autor(es): | Camillo, Antônio Arnaldo da Silva |
Orientador(es): | Mateiro, Teresa |
Assunto: | Música - análise, apreciação Música - instrução e estudo Oficina de música Professores de música |
Data de apresentação: | 7-Dez-2012 |
Data de publicação: | 17-Abr-2013 |
Referência: | CAMILLO, Antônio Arnaldo da Silva. Apreciação musical e o papel do professor: oficinas e recital didático. 2012. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2012. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo geral analisar de que forma a apreciação musical pode ser ampliada em um ambiente escolar, por meio de atividades pedagógico-musicais para a formação de plateia. Pretende, ainda, discutir como os significados atribuídos à música podem ser transformados por meio da escuta crítica e reflexiva. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Ensino Médio da cidade de Cruzeiro do Sul – AC, com 33 alunos do 2º ano do ensino médio, tendo como atividades pedagógico-musicais as Oficinas e o Recital Didático. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, onde o questionário foi utilizado como técnica de coleta de dados. Dentre os resultados obtidos, é possível mencionar que houve grande interesse dos alunos pelas atividades de percussão corporal. Contudo, os educandos não demonstraram possuir uma cultura que valorize as atividades musicais. Isso é uma lacuna deixada pela própria escola e pelos professores de artes. A partir de atividades envolvendo a análise de elementos musicais, os alunos demonstraram uma melhora na compreensão dos conteúdos. Nesse processo de aprendizagem, o professor assumiu um papel de grande auxilio e espontaneidade, sempre disposto a ouvir e estimular os estudantes. As atividades precisam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento musical dos alunos e é função do professor planejar e desenvolver ações mais diretas e com orientação, o que irá permitir um aprendizado mais significativo, compreendendo os elementos presentes em cada música. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons