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dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Luiz Carlos dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Carlos dos. Diversidade musical brasileira. 2012. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.en
dc.description.abstractEste artigo teve como objetivo observar como o Recital Didático pode promover a diversidade musical no habito de escuta dos jovens buscando os vários contextos musicais. Investigar o quanto os jovens conhecem dos gêneros musicais brasileiros, quais ritmos os alunos mais ouvem, quais instrumentos que mais conhecem que musica mais se identificam. A metodologia utilizada foi da pesquisa ação. Para que o público se integrasse completamente ao recital, foi necessário desenvolver atividades pedagógicas musicais antes do recital, proporcionando ao público envolvido interação com o repertório proposto. O local foi um colégio da rede estadual, o público alvo foram 70 alunos em duas turmas. Os resultados revelaram que todas as atividades vinculadas ao Recital Didático contribuíram para o sucesso do projeto e principalmente mudar a forma de escuta dos participantes e consequentemente ampliar o repertorio musical e firmando a necessidade de incluir os estilos e gêneros brasileiros na metodologia do ensino nas escolas, construindo assim uma base sólida de uma sociedade mais consciente da sua própria cultura e multiculturalismo. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aimed to observe how an educational recital promote diversity in the habit of listening to musical youth, seeking various musical contexts, investigate how much young people know of Brazilian musical genres, which rhythms students listen to the most, which instruments they know the best and what genres they most identify with. Action Research was the methodology employed. In order for the public to fully participate in the recital, it was necessary to develop educational musical activities ahead of the recital, thus enabling some interaction between the public involved and the repertoire proposed. The community was chosen from a state high school and the target audience comprised 70 students from two classes. The findings revealed that all activities related to the educational recital contributed to the success of the project and especially helped to change the way participants listen to music and consequently expand their musical repertoire. End establishing the need to include the Brazilian styles and genres in teaching methodology in schools, thereby building a solid foundation of a society more aware of their own culture and multiculturalism.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilen
dc.subject.keywordMulticulturalismoen
dc.subject.keywordMúsica e juventudeen
dc.titleDiversidade musical brasileiraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-16T15:44:27Z-
dc.date.available2013-04-16T15:44:27Z-
dc.date.issued2013-04-16T15:44:27Z-
dc.date.submitted2012-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4815-
dc.language.isoPortuguêsen
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