Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4798
Título: | A formação de plateia através de oficinas e recital didático com alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Gadelha, Awlieiny Viana |
Orientador(es): | Ribeiro, Hugo Leonardo |
Assunto: | Música - análise, apreciação Oficina de música Música - instrução e estudo Plateia (Música) |
Data de apresentação: | Dez-2012 |
Data de publicação: | 15-Abr-2013 |
Referência: | GADELHA, Awlieiny Viana. A formação de plateia através de oficinas e recital didático com alunos do ensino fundamental. 2012. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012. |
Resumo: | Este artigo buscou analisar a formação de plateia, precedido de um trabalho que se iniciou num primeiro contato a escola fazendo um breve mapeamento aos alunos através da aplicação de um questionário de sondagem para conhecimento sobre os gostos e vivências musicais dos mesmos. Para tanto, em um segundo momento procedeu-se com a realização de oficinas com práticas musicais, sendo a metodologia primordial deste trabalho, onde foram trabalhadas atividades de percussão corporal com execução de células rítmicas e melódicas, também ritmos peculiares ao contexto musical dos envolvidos. E, como parte final conclui-se com a realização de um recital didático que teve como propósito ver como que se portam os alunos participantes do trabalho, a saber, se estes tiveram um envolvimento direto com as práticas, respondendo de forma atenta e ativa, comprometidos tanto na hora de apreciar como de executar as atividades propostas ou não. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This article seeks to analyze the formation of audience, preceded by a work that started in a first contact the school doing a survey about students through a questionnaire probing for information about the musical experiences and tastes the same. Therefore, in a second stage proceeded with workshops with musical practices, being the primary methodology of this study, which were worked activities with body percussion performing rhythmic and melodic cells, also peculiar rhythms of the musical context involved. And as a final piece concludes with the holding of a concert that aimed to didactic see how they behave participating students work, namely if they had a direct involvement with the practices, responding attentive and active, committed much time to consider how to implement the proposed activities or not. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons