Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenanLuizRolim.pdf630,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do tratamento químico em minirebolo nas características biométricas e produtividade de cana-de-açúcar
Autor(es): Rolim, Renan Luiz
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Cana-de-açúcar - cultivo
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 26-Fev-2013
Data de publicação: 9-Abr-2013
Referência: ROLIM, Renan Luiz. Influência do tratamento químico em minirebolo nas características biométricas e produtividade de cana-de-açúcar. 2013. 35 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Recentemente o Ministério de Minas e Energia anunciou aumento da quantidade de etanol misturado à gasolina, que passará de 20 para 25%. A necessidade de suprir essa demanda de combustível faz com que o mercado da cana-de-açúcar seja impulsionado por investimentos em tecnologia. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de tratamentos químicos nas características biométricas e produtividade de minirebolos de cana-de-açúcar, cultivar RB 867515. O experimento foi conduzido em condições de campo na Fazenda Água Limpa (FAL-UnB) no período de 22 de novembro de 2011 a 14 de dezembro de 2012. Foram avaliados 6 tratamentos dos minirebolos com 8 repetições, todos com dosagem de 10 mL de produto químico diluídos em 10 mL de água, conforme a seguir: tratamento 1) testemunha, sem tratamento químico; tratamento 2) thiamethoxam + água; tratamento 3) [imidacloprido+tiodicarbe] + água; tratamento 4) [carboxin+tiram] + água; tratamento 5) [imidacloprido+tiodicarbe] + [carboxin+tiram] + água e tratamento 6) thiamethoxam + [carboxin+tiram] + água. As características avaliadas em campo foram número de perfilhos, comprimento do colmo, número de entrenós, diâmetros da base e da ponta dos colmos, grau brix e produtividade por hectare. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Os resultados indicaram que os minirebolos tratados quimicamente não apresentaram diferenças nas características biométricas citadas com exceção para o número de perfilhos, que diferiu para menos no tratamento com imidacloprido + tiodicarbe, podendo ter influenciado negativamente as plantas, seja pela dose ou ingrediente ativo, causando um efeito fitotóxico nas mesmas e diminuindo a produtividade em ambos os tratamentos onde fora utilizado. A menor das produtividades obtidas dentre os tratamentos superou a produtividade média brasileira, fato que leva a considerar a tecnologia de minirebolo promissora para a formação de novos canaviais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons