Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarissaGomesAraújo.pdf1,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Frações de fósforo em latossolo do cerrado sob sistemas de manejo, fontes e modos de aplicação de adubo fosfatado
Autor(es): Araújo, Larissa Gomes
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Solos - teor de fósforo
Fertilizantes fosfatados
Plantio direto
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 8-Abr-2013
Referência: ARAÚJO, Larissa Gomes. Frações de fósforo em latossolo do cerrado sob sistemas de manejo, fontes e modos de aplicação de adubo fosfatado. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O conhecimento das frações de fósforo no solo é de suma importância para a determinação da disponibilidade desse nutriente às plantas. Em virtude disso há a necessidade de se avaliar as formas orgânicas e inorgânicas de P em diferentes sistemas de cultivo e de fertilizantes fosfatados e seu modo de aplicação em experimentos de longa duração. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes frações de fósforo em solo sob sistemas de manejo, fontes e modos de aplicação do adubo fosfatado. Foi utilizado um experimento localizado na área experimental da Embrapa Cerrados, em Planaltina – DF, em Latossolo Vermelho, cultivado por 18 anos com culturas de soja e milho, e milheto como planta de cobertura, sob sistema de preparo convencional (SCC) ou sistema plantio direto (SPD) recebendo 80 kg ha-1 ano-1 de P2O5 como superfosfato triplo ou fosfato natural reativo, aplicados no sulco de semeadura ou a lanço na superfície. Foram coletadas amostras em três do solo (0 a 5 cm; 5 a 10 cm; 10 a 20 cm). As seguintes frações de fósforo foram determinadas: P extraível por Mehlich 1 e Bray 1, P orgânico e P microbiano, além da atividade da enzima fosfatase ácida. O SPD apresentou maiores teores de todas as frações de P na camada superficial (0 a 5 cm) do solo e elevada atividade da fosfatase ácida em relação ao SCC independente da fonte e do modo de aplicação dos fertilizantes fosfatados. A atividade da fosfatase ácida apresentou elevada correlação com o fósforo orgânico, independente do sistema de manejo, da fonte e do modo de aplicação do adubo fosfatado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons