Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4721
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ AnaGláuciaHeinrich.pdf1,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Melhoramento genético de pimenta biquinho salmão (Capsicum chinense jacq.) : avanço de gerações e caracterização química e morfológica
Autor(es): Heinrich, Ana Gláucia
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Reifschneider, Francisco José Becker
Assunto: Plantas - melhoramento genético
Pimenta
Data de apresentação: 11-Mar-2013
Data de publicação: 4-Abr-2013
Referência: HEINRICH, Ana Gláucia. Melhoramento genético de pimenta biquinho salmão (Capsicum chinense jacq.): avanço de gerações e caracterização química e morfológica. 2013. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As pimentas da espécie Capsicum chinense são reconhecidas como as mais brasileiras, principalmente em função de sua domesticação ter ocorrido por indígenas da região amazônica. Representante dessa espécie, a pimenta biquinho, vem sendo cada vez mais valorizada no mercado consumidor especialmente em forma de conservas, sendo atrativa principalmente pelo sabor suave e ausência de picância. Apesar da grande demanda do mercado, são poucas as cultivares uniformes disponíveis. Em 2009, um lote comercial de pimenta biquinho vermelha cultivado na Embrapa Hortaliças, Brasília, Distrito Federal, apresentou grande desuniformidade, inclusive na coloração de frutos. Com o objetivo de aumentar a freqüência do alelo que confere a coloração salmão, apenas sementes das poucas plantas com frutos dessa cor foram coletadas. Um campo de biquinho salmão foi gerado a partir dessas sementes com aproximadamente 500 plantas das quais cerca de 5% apresentavam coloração vermelha, característica do lote comercial, sendo, portanto, descartadas. Desta população de plantas salmão foram selecionadas 50 plantas utilizando Seleção Massal Estratificada. Essas plantas originaram 50 linhagens que serviram como base para o avanço de 2 gerações por meio de autofecundações realizadas em telado. Atualmente, 17 linhagens encontram-se em F2S2. As linhagens foram caracterizadas agronomicamente em campo quanto à sua produtividade, morfologicamente através do uso de 11 descritores propostos pelo Bioversity International e quimicamente por meio do uso de HPLC. As linhagens obtidas apresentaram grande variabilidade e estima-se que uma dessas linhagens poderá dar origem a uma cultivar de biquinho salmão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons