Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuizaRochaRabello.pdf908,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A existência lesbiana e o atendimento ginecológico oferecido às lésbicas no discurso de profissionais da saúde do HRC
Autor(es): Rabello, Luiza Rocha
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Lesbianismo
Homossexualidade
Mulheres - saúde e higiene
Antropologia médica
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 1-Abr-2013
Referência: RABELLO, Luiza Rocha. A existência lesbiana e o atendimento ginecológico oferecido às lésbicas no discurso de profissionais da saúde do HRC. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo investigar a atenção ginecológica oferecida às lésbicas no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). O tema da saúde de lésbicas ainda é pouco explorado tanto nas Ciências Humanas quanto nas Ciências da Saúde e com este trabalho pretendo contribuir com a produção sobre o assunto. A literatura sobre o tema revela a ocorrência de tratamentos inadequados às lésbicas e mulheres bissexuais e a falta de informação sobre transmissãode DST em relações sexuais entre mulheres que fazem sexo com mulheres por parte de profissionais da saúde. A percepção de funcionárias e funcionários do HRC sobre atendimento ginecológico e sexualidade lesbiana é investigada a partir da pesquisa etnográfica nesse hospital. O discurso que enfatiza a inexistência de diferenças de atendimento, mas que tem como parâmetro de normalidade a heterossexualidade impossibilita a percepção de possíveis especificidades e apaga a lesbiandade como uma existência possíveldentro do hospital. A partir de experiências positivas da diferença e de uma análise crítica da literatura é questionado o ideal de igualdade como criador de subjetividades marginais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons