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Título: Estratégias utilizadas pelos professores de ciências para a promoção do processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Nascimento, Paulo de Oliveira do
Orientador(es): Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores de ciência - formação
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 1-Abr-2013
Referência: NASCIMENTO, Paulo de Oliveira do. Estratégias utilizadas pelos professores de ciências para a promoção do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A educação brasileira obteve grandes avanços com a criação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação e com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entendendo-se os professores como participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem, sendo mediadores do conhecimento, procurou-se neste trabalho compreender as dificuldades encontradas por professores de ciências, bem como as estratégias que estes utilizam para solucionar tais dificuldades. Os professores foram entrevistados e todas as entrevistas transcritas e analisadas qualitativamente. As principais dificuldades enfrentadas pelos professores são o desinteresse dos alunos em aprender e a falta de participação da família na vida do aluno. Como estratégias os professores utilizam metodologias tradicionais e o diálogo com os estudantes. A partir da literatura e do resultado da pesquisa fica evidente a necessidade de uma modificação da maneira como os professores são formados de maneira que reflitam e critiquem a sua prática e saibam atuar de forma mais segura e intencional diante de situações de dificuldade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Brazilian education has made great strides with the creation of the Law of Guidelines and Bases for Education and the National Curriculum. Understanding teachers as active participants in the process of teaching and learning, and mediators of knowledge, this study sought to understand the difficulties faced by science teachers, well as the strategies they use to solve such difficulties. The teachers were interviewed and all interviews transcribed and analyzed qualitatively. The main difficulties faced by teachers are the disinterest of the students in learning and lack of family involvement in student life. As strategies teachers are using traditional methodologies and dialogue. From the literature and the search result is evident the need for a change in the way teachers are trained in ways that reflect and critique their practice and know how to act in difficult situations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
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