Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RafaelZielkeSchio.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização catiônica e aniônica de águas subterrâneas do médio curso do Rio São Francisco, oeste do estado da Bahia
Autor(es): Schio, Rafael Zielke
Orientador(es): Maia, Poliana Dutra
Assunto: Hidrogeologia
Águas subterrâneas - poluição
Data de apresentação: Jan-2013
Data de publicação: 25-Mar-2013
Referência: SCHIO, Rafael Zielke. Caracterização catiônica e aniônica de águas subterrâneas do médio curso do Rio São Francisco, oeste do estado da Bahia. 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ainda que a qualidade das águas subterrâneas seja considerada mais estável do que as águas superficiais devido aos maiores tempos de residência, sabe-se que os aquíferos cársticos devido a sua porosidade, são extremamente vulneráveis a contaminações químicas. Este artigo tem por foco avaliar a distribuição de cátions e aniôns de águas subterrâneas do médio curso do rio São Francisco localizado no oeste do estado da Bahia, Brasil. A análise dos dados demonstra que o curso hídrico subterrâneo é diretamente influenciado pelo ciclo hidrológico local, pois as amostras coletadas de poços ou nascente, que são abastecidos pelo lençol freático, possuem significativas variações nas concentrações analisadas durante os períodos de seca e chuva. Análise de amostras de locais de captação para consumo é de extrema importância para políticas públicas de saneamento e tratamento de possíveis focos de contaminação, além de projetos de conscientização da população inserida nestes locais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons