Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4665
Título: | O processo de ensino no contexto escolar de uma unidade de internação de adolescentes do Distrito Federal |
Autor(es): | Claudio, Gislâine Cardoso |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Educação do adolescente Menor infrator Medidas socioeducativas |
Data de apresentação: | Fev-2013 |
Data de publicação: | 22-Mar-2013 |
Referência: | CLAUDIO, Gislâine Cardoso. O processo de ensino no contexto escolar de uma unidade de internação de adolescentes do Distrito Federal. 2013. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esse trabalho foi desenvolvido em uma Unidade de Internação de adolescentes do Distrito federal que teve como objetivo contextualizar o processo educativo nesse sistema de internação. A metodologia utilizada foi a qualitativa. Foram feitas entrevistas com professores, a gestora da escola e uma psicóloga. A análise dessa entrevista foi feita baseada na analise temática dialógica. Os resultados apontaram que há uma grande dificuldade na realização de mediações na UI porque o trabalho desenvolvido é separado nos diferentes setores da UI. A educação é baseada na segurança dos adolescentes na escola. As questões de segurança é um dos requisitos para a divisão de turmas na UI e a modalidade de ensino que é utilizada é a Educação de Jovens e Adultos, devido à baixa escolaridade de grande parte dos adolescentes internos. As mediações educativas só são possíveis quando os professores trabalham a motivação dos adolescentes e eles estabelecem o vínculo de confiança. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons