Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4661
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DiogoVictorAlvesDeOliveira.pdf161,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Variação na qualidade de folhas de guapira graciliflora (nyctaginaceae) ao longo do seu desenvolvimento e efeito na herbivoria
Autor(es): Oliveira, Diogo Victor Alves de
Orientador(es): Sá, Flávia Nogueira de
Assunto: Plantas - análise
Análise foliar
Predação (Biologia)
Herbivoria (Biologia)
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 22-Mar-2013
Referência: OLIVEIRA, Diogo Victor Alves de. Variação na qualidade de folhas de guapira graciliflora (nyctaginaceae) ao longo do seu desenvolvimento e efeito na herbivoria. 2013. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Para as plantas, perder tecido vegetal tem conseqüências sérias no seu desenvolvimento. Como respostas, esses organismos desenvolveram uma série de estratégias defensivas de natureza física (dureza foliar, presença de tricomas, entre outras), química (presença de metabólitos secundários e quantidade de água) e biológica (associação com formigas e outros insetos por exemplo) contra a herbivoria. Este estudo tem por objetivo verificar se existe alguma variação defensiva em folhas de Guapira graciliflora ao longo de seu desenvolvimento, avaliando os aspectos físicos (como dureza, área foliar, massa especifica e conteúdo de água), composição química (presença de metabolitos secundários) herbivoria em campo e a palatabilidade com insetos generalistas. As folhas maduras apresentaram mais estratégias defensivas do que as folhas novas, tais como presença de vários tipos de tanino, alcalóides, fenóis e flavonóides, alem de apresentar dureza foliar cerca de 19 vezes maior que as folhas novas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons