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Título: Discutindo o cotidiano escolar da criança com transtorno global do desenvolvimento na rede regular de ensino fundamental do Guará -DF
Autor(es): Rezende, Dalilla Matilde Ferreira de
Orientador(es): Oliveira, Flávia Mazitelli de
Assunto: Crianças - desvios do desenvolvimento
Terapia ocupacional
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 3-Out-2012
Data de publicação: 19-Mar-2013
Referência: REZENDE, Dalilla Matilde Ferreira de. Discutindo o cotidiano escolar da criança com transtorno global do desenvolvimento na rede regular de ensino fundamental do Guará -DF. 2012. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho é uma contribuição ao campo da educação e da Terapia Ocupacional sobre o cotidiano escolar de uma aluna com transtorno global do desenvolvimento na escola regular do ensino fundamental. A inserção da criança com esse transtorno na classe regular possui obstáculos que limitam seu desenvolvimento, participação e desempenho de atividades do cotidiano escolar, podendo interferir na aprendizagem e escolarização. Para que essa inclusão ocorra oaluno deve estar na escola, participar das atividades e adquirir conhecimentos; tendo o ambiente escolar e a equipe de profissionais um papel fundamental nos contextos de vida do indivíduo. Com o suporte de profissionais da área da saúde à educação inclusiva, previsto em documentos legais, a intervenção do terapeuta ocupacional neste campo demonstra ser relevante por contemplar o desempenho ocupacional do aluno e ter como objeto o sujeito coletivo. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo descrever e analisar as estratégias da equipe de escola pública regular de ensino fundamental para reduzir as desvantagens que uma criança com transtorno global do desenvolvimento pode apresentar nas atividades do cotidiano escolar. Esta pesquisa de campo caracteriza-se por um estudo de caso único realizado em uma escola pública de ensino fundamental do Guará-DF, utilizando uma abordagem qualiquantitativa com delineamento e análise descritiva das informações. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram School Function Assessment e entrevista semiestruturada, aplicados a dois integrantes da equipe escolar, além da análise de documentos escolares sobre a aluna. Os resultados obtidos apontam que o cotidiano da aluna não favorece seu desenvolvimento pleno no contexto escolar e que depende de terceiros no desempenho de atividades, havendo ausência de estratégias da equipe para reduzir as desvantagens apresentadas no cotidiano. Indicam também a viabilidade da inserção do terapeuta ocupacional no ambiente escolar, como profissional de apoio e com foco numa intervenção educacional, a fim de realizar um trabalho conjunto com os membros da equipe para potencializar a participação da aluna eauxiliar os profissionais no desenvolvimento do processo de inclusão escolar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is a contribution to the field of education and occupational therapy on daily school student with a pervasive developmental disorder in regular schools of basic education. The inclusion of children with this disorder in the regular class has obstacles to their development, participation and performance of activities of daily school life, which can interfere in learning and schooling. For this inclusion occur, the student must be in school, participate in activities and gain knowledge; having the school environment and professional staff a key role in the context of the individual's life. With the support of health professionals to inclusive education provided in legal documents, the intervention of the occupational therapist in this field proves tobe relevant to consider the student's occupational performance and having as object the collective subject. In this perspective, this study aimed to describe and analyze the strategies of team regular public school elementary school to reduce the disadvantages that a child with pervasive developmental disorder can present in everyday school activities. This field research is characterized by a single case study conducted in a public school in Guara-DF using a qualitative and quantitative approach with a design and analysis of descriptive information. The data collection instruments were used is the School Function Assessment and semi-structured interview, applied to two members of the school staff, as well as analysis of school documents on the student. Theresults indicate that the daily student does not favor her full development in the school context and that she depends of others on her performance of activities, with no team strategies to reduce the drawbacks presented in everyday life. They also indicate the inserting viability of the occupational therapist in the school environment, for the purpose of a professional support and educational intervention with a focus in order to conduct a joint work with team members to enhance the participation of the student and help professionals in the development process school inclusion.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2012.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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