Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4616
Título: | Refletindo a prática da dança no contexto da educação fisica no 7º ano da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz |
Autor(es): | Pinheiro, Vera Lucia Ricardo |
Orientador(es): | Chagas, Regiane de Ávila |
Coorientador(es): | Aguiló, Juliana Natalhie de Avila |
Assunto: | Dança na educação Expressão corporal Educação física (Ensino fundamental) |
Data de apresentação: | 11-Ago-2012 |
Data de publicação: | 18-Mar-2013 |
Referência: | PINHEIRO, Vera Lucia Ricardo. Refletindo a prática da dança no contexto da educação fisica no 7º ano da Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz. 2012. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012. |
Resumo: | O presente estudo caracterizou-se por uma abordagem dialética, utilizando-se dos métodos qualitativos e quantitativos. Compreende um Estudo de Caso numa escola da rede publica de ensino – a Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz situada no município de Tartarugalzinho – Amapá. Objetivou-se descobrir como o conteúdo da dança está sendo trabalhada nas aulas de Educação Física. Para isso foram investigados os professores de Educação Física e os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, através de entrevistas para o professor e questionário para os alunos, para que se pudesse ter um melhor embasamento a fim de aprofundar o tema proposto e fazer um paralelo com os estudos de alguns autores, entre eles Isabel Marques, Regiane Ávila e Paulina Ossona. Abordou-se sobre os conceitos de dança numa visão histórica, trazendo para a formação do aluno e a relação desta no dia-a-dia dos docentes e discentes. Enfatizou-se sobre o movimento e a expressão humana e as dificuldades para o ensino da dança na escola. Por fim analisa a visão docente e discente frente ao conteúdo em foco. Defende-se que a dança é uma prática corporal que precisa ser incluída na escola com a mesma importância que as outras práticas corporais, pois ela faz parte da essência da vida humana, na mais livre expressão do movimento: o dançar. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo UNIFAP, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons